Deve iniciar ainda em 2023 a construção do edifício anexo da Câmara Municipal de Vereadores, ao lado do Palácio João Neves da Fontoura, junto ao estacionamento, localizado na Rua Andrade Neves, centro de Cachoeira do Sul. O prédio vai abrigar o novo plenário, presidência e as salas de bancadas e assessorias dos vereadores. O contrato dos projetos estrutural, hidrossanitário, elétrico, de estaqueamento e o arquitetônico foi renovado no final de 2022.
A previsão é de R$ 2,4 milhões para o início da construção no orçamento do Legislativo ainda em 2023. Desde dezembro de 2021, com a chegada do engenheiro civil Tony Angel Siqueira da Silva, o projeto teve avanços importantes e a ideia que era antiga passou a ganhar mais viabilidade. Desde então as burocracias vem sendo desemperradas.
Conforme o engenheiro, a previsão é de que até o mês de maio o processo burocrático esteja concluído, incluindo a contratação da empresa vencedora da licitação. "Enquanto estamos providenciando o licenciamento da obra perante a prefeitura pois já foi liberada pelo COMPAHC, já iniciei também a montagem do processo de licitação baseado nos recursos destinados para esse ano, o tempo de obra em um cronograma físico-financeiro para as empresas se habilitarem. Acredito que até a metade do ano estaremos iniciando as obras, que envolvem escavações, muros de contenções e a estrutura de concreto. Até o final do ano, pretendo estar com toda a estrutura montada e parte da alvenaria de fechamento executada. Para 2024 deverão ser postergados outras etapas seguindo o cronograma.. Acredito que no limite de três anos tudo esteja concluído", destaca Tonyangel.
O cronograma financeiro possui três etapas, sendo a última o mobiliário. O Palácio não sofrerá nenhuma retirada de seus móveis nem alteração de seus aposentos, já que o local deverá continuar abrigando toda a parte administrativa da Câmara.
O novo prédio que terá 1.430 metros quadrados, contará com cinco pavimentos, com garagem no subsolo e elevador, novo plenário, gabinetes individuais para vereadores e seus assessores, além da presidência. A estrutura estará adequada com todas as normas de acessibilidade e o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI).
RESTAURAÇÃO DO PALÁCIO
Concomitante com o avanço do projeto do anexo do Legislativo, o engenheiro Tonyangel também está providenciando um levantamento para o prosseguimento no processo de manutenção do Palácio João Neves da Fontoura, respeitando as normas do COMPAHC.
Em 2021 foi finalizada a pintura externa do prédio, em 2022 a recuperação da calçada, rampa de acessibilidade removível na porta principal do plenário.
Para a restauração interna do prédio, o engenheiro está fazendo um levantamento objetivando a contratação de uma empresa para realizar uma nova pintura. "Também estou fazendo o esboço de um novo banheiro com acessibilidade para ser instalado junto ao plenário, já que o local conta com um banheiro apenas", explica.
Imagem: Projeto Arquitetônico / Divulgação.
Comentarios