Após 5 anos, Fegaes retorna na sua 32ª edição em Cachoeira no mês de dezembro
- Lenon Quoos
- 10 de jun.
- 2 min de leitura

O Festival Gaúcho Estadual Estudantil (FEGAES) enfim volta a renascer e a sua organizadora, a presidente do Instituto Cultural Rio Grandense, Vera Balardin, ficou muito vibrante e feliz nesta terça-feira, 10 de junho, ao saber que o projeto ficou entre os 66 selecionados pela Secretaria da Cultura para serem financiados pela Lei de Incentivo à Cultura (LIC), através da captação de recursos via abatimento de ICMS.
Em entrevista à reportagem do Fatos 24h, Vera brincou dizendo que o seu "filho teimoso" vai voltar a ser realizado em Cachoeira do Sul após cinco anos, já que a última edição ocorreu antes da pandemia do coronavírus, no final de 2019.
O 32º Fegaes possui um custo estimado em R$ 210 mil e está previsto para ser realizado no primeiro fim de semana de dezembro, no Parque da Fenarroz. "Estou tão feliz, não sei nem descrever, nem sei se vou dormir essa noite. Já vamos nos reunir com o presidente da Fenarroz em seguida para alinharmos tudo. Já vamos iniciar a organização a partir de agora e manteremos o mesmo formato de antes, talvez apenas com ajustes em algumas modalidades. A Prefeitura fornecerá apenas a infraestrutura, como sempre ocorreu. Serão milhares de estudantes de centenas instituições de ensino e dezenas de cidades do Estado que vão participar. Já estou sabendo que estão vibrando com a notícia, assim como eu", comemora.
O Fegaes é um dos principais eventos tradicionalistas do Rio Grande do Sul, com apresentações folclóricas, artísticas e campeiras em modalidades musicais, canções, declamações, poesias, sapateados, danças, além do concurso de peões e prendas. Essa edição, assim como as anteriores, terá um caráter solidário, com arrecadações de alimentos e roupas.
SAIBA MAIS
440 projetos se inscreveram no edital lançado em janeiro de 2025 prevendo R$ 21,8 milhões para a captação de dinheiro pela LIC.
Comments