Nesta semana ocorreram manifestação de pais cachoeirenses e circularam informações de que a Secretaria Municipal de Educação teria optado por fechar a Escola Municipal de Ensino Infantil Girassol, com a "desculpa" de mofos nas salas. "Isso é coisa que está acontecendo em 90% das residências devido ao clima. Por ser uma EMEI que atende com excelência as nossas crianças, não achamos essa justificativa válida", ressaltou uma mãe.
Os pais se mobilizaram para que não ocorresse a transferência dos estudantes. "Não queremos nossas crianças em outra escola. O meu filho nunca foi tão bem cuidado e acolhido em uma escola como na Girassol, onde todos profissionais são atenciosos com as crianças, super simpáticos e amorosos. Daí resolvem do nada que vão fechar, avisam a escola num dia sem nem comunicar os pais", enfatiza.
Na visão dos pais, o remanejo das crianças para outras escolas na segunda-feira já passando do meio do ano, vai prejudicar o rendimento, já que terão que passar novamente por adaptações, gerando traumas e problemas que poderiam ser evitados. "As crianças gostam muitos das suas professoras e monitoras, do tio Zé então nem se fala. Gostaria de saber se a escola abriu para suprir as vagas que faltava, como vai fechar agora? As escolas nunca tem vaga na cidade e como conseguiram remanejar todas crianças em tão pouco tempo?", questionaram.
O que diz a Secretaria Municipal de Educação:
01 - A Girassol vai de fato fechar?
SMED: "Não. Em junho deste ano a Smed foi alertada que a EMEI Girassol estava com goteiras, infiltração e com mofo nas paredes. Após avaliação, os problemas foram constatados e a imobiliária contatada. Algumas obras de melhoria foram feitas no telhado, mas não foram suficientes para resolver totalmente o problema. Para que uma nova reforma pudesse ser feita, foi necessário mandar 4 turmas para outras escolas. Hoje, apenas uma turma segue na Girassol e está sendo feita mais uma intervenção no telhado e nas calhas para resolver o problema de goteiras e infiltração", informa.
2 – Para onde foram as crianças?
SMED: Emei Padre Renato Tonon – 1 turma de berçário (8 crianças)
Emei Nossa Senhora de Fátima – 1 turma de berçário (9 crianças)
Emei Apcrim – 1 turma de berçário (5 crianças) e 1 turma de maternal 1 (12 crianças)
3 – Qual turma permanece na Girassol?
SMED: 1 turma de maternal 2 (12 crianças)
4 – Para onde foram as professoras e monitoras?
SMED: Elas acompanharam suas respectivas turmas para que a mudança fosse mais tranquila para as crianças.
5 – Como foi a reação dos pais com esta mudança?
SMED: Eles entenderam a necessidade da mudança.
6 – Após a reforma, as crianças retornam para a Girassol?
SMED: Provavelmente não. Cada escola que acolheu uma turma, adaptou sua estrutura para recebê-las e grande parte das crianças já está formalmente transferida para esta instituição. Após a reforma, o que deve acontecer é a Secretaria de Educação chamar as crianças em idade de berçário que estão na fila de espera por uma vaga.
Imagem: Divulgação.
Comments