• Da Redação

Após polêmica, Prefeitura irá fazer apresentação pública dos gastos com a Covid-19

Após os questionamentos levantados vereador Luís Paixão (PP) na última sessão da Câmara dos Vereadores de Cachoeira do Sul, a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital de Caridade e Beneficência (HCB) farão a prestação de contas dos dados financeiros relacionados ao Covid-19 em Cachoeira do Sul, referentes ao mês de maio no município. A apresentação acontece nesta quinta-feira, 18, às 9h na Casa de Cultura Paulo Salzano Vieira da Cunha com a participação da imprensa e da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul.


Atenção: Não será permitida a participação da comunidade no local, devido as regras de distanciamento controlado em virtude a combate da pandemia de Covid-19. O munícipe, pode acompanhar a apresentação através de uma live no Fatos 24h.


Hospital de Campanha construído na Paróquia São José | Foto: Fatos 24h


Durante a sessão, Paixão questionou os gastos apresentados do Executivo. "A notícia diz: os gastos da Prefeitura, até o final de maio, com ações de financiamento do Coronavírus. Pois bem, vamos lá. Contratação de equipe técnica para o Centro de Triagem ao Coronavírus, R$ 1,2 milhões. Olha senhor presidente, ou estou muito enganado, ou este dinheiro ainda não foi gasto com a equipe de triagem, eles não teriam recebidos R$ 1,2 milhões em dois meses. Este é o valor de custeio de dois meses da própria UPA. Acho que houve um erro, ou esse valor vai ser gasto durante todo o período que ficará instalado lá. Bom aí não sei", questionou o vereador.


O vereador também questionou o valor gasto com a rede de postos de saúde. "O que tem a ver a contratação de médicos com o enfrentamento ao Coronavírus? Isso aqui são médicos que vão se aposentando, "Mais Médicos" que acabou e foram embora e que tem que ser reposto nos postos, simples. Não tem nada haver com a ação de combate a pandemia. Absolutamente nada", afirmou o parlamentar.


A contratação de laboratório para testes do Covid-19, compra de máscaras cirúrgicas, equipamentos para as unidades de saúde, material de expediente, materiais de proteção para profissionais da área de saúde, aquisição de álcool gel, manutenção dos veículos da Secretaria Municipal de Saúde, material de proteção individual para atendimento no Samu, material de consumo, compra de alimentos para a população indígena, divulgação de campanha de prevenção ao Covid-19 em emissoras de rádio, material de proteção e segurança, desinfetante para pulverização e lanternas para barreiras sanitárias, carro som para divulgação de campanha de prevenção, uniforme dos fiscais, material de sinalização para barreiras sanitárias, conserto de ambulância do Samu e material de proteção e segurança para as unidades, serão questionadas pelo parlamentar junto a Secretaria Municipal de Saúde.


O vereador Carlos Alberto (PP) também se pronunciou durante o pronunciamento de Paixão. "Somos muito cobrados pela fiscalização dos recursos gastos com a pandemia de Covid-19", destacou o parlamentar.


Prestação de contas


O vereador Paixão, por trabalhar junto a UPA pela manhã, não irá comparecer. Ele informou a reportagem do Fatos 24h que seu assessor irá acompanhar a apresentação pública e posteriormente ele irá conferir os detalhes da apresentação com calma.


Saiba mais: Você poderá conferir a apresentação de contas, amanhã a partir das 9h ao vivo pelo facebook do Fatos24h.


Acesse: https://www.facebook.com/Fatos24h/

Tchê Peq..png