• Da Redação

Após reestruturação, Defesa Civil faz primeiro treinamento em Cachoeira

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Cachoeira do Sul desenvolveu nesta quarta-feira, 14 de abril, seu primeiro treinamento interno de alinhamento de informações. O treinamento “Gestão de riscos e desastres" aconteceu entre os cinco integrantes, com a proposta de que todos tenham os mesmos conhecimentos e informações da Defesa Civil. A Defesa Civil, que após reestruturação passou a ser ligada ao Gabinete do Prefeito, está focada na implantação e execução de ações voltadas a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil com ações preventivas, preparatórias, mitigatórias, de resposta e reconstrução com relação a qualquer tipo de desastre.


O grupo já começou a organização de um material para trabalhar com a capacitação em escolas de Cachoeira do Sul. “Estamos criando um material nosso, de Cachoeira do Sul, onde os alunos poderão se identificar e entender o que vamos passar para eles”, explica o coordenador, Edson das Neves Júnior. O material será preparado para ser aplicado tanto de forma presencial ou retoma. Júnior ressalta que é preciso desenvolver em Cachoeira do Sul uma cultura de prevenção a riscos, reduzindo os danos e prejuízos decorrentes de desastres. Cachoeira está na lista dos 821 municípios do Brasil com a maior recorrência de desastres naturais e entre os 5 municípios do Rio Grande do Sul com o maior registro de inundações.

A Defesa Civil de Cachoeira do Sul é composta pelo coordenador Edson das Neves Júnior e pelos agentes de Defesa Civil Acilon Brum Almansa Carlos, Cristiano da Silva Garcia, José Antônio Terra de Oliveira Junior e Raufer Costa.

Foto: Ascom Prefeitura

Tchê Peq..png