• Da Redação

Ar polar derruba a temperatura no Estado e final de semana deve ser gelado em Cachoeira

Uma frente fria chega ao Brasil nesse sábado, 17 de julho, trazendo um pouco de chuva e o ar frio de origem polar para o país. Além disso, a frente fria faz com que uma forte massa de ar frio de origem polar tome conta da região da Serra gaúcha. De acordo com o meteorologista da Somar, Fábio Luengo, o frio mais intenso traz a possibilidade de geadas amplas a partir de domingo, 18, no Rio Grande do Sul. O ar polar que chega no fim de semana será impulsionado por um ciclone extratropical a Leste da Argentina e do Uruguai.


A frente fria irá diminuir as temperaturas na região principalmente entre sábado e segunda-feira, quando o frio atinge seu pico. Apesar da previsão de frio intenso, essa massa de ar polar deve ser menos forte do que a observada no final de junho. Segundo o meteorologista, a previsão é de que entre terça e quinta-feira, as temperaturas voltem a aumentar. A expectativa é que as temperaturas fiquem abaixo dos 3°C. Entretanto, algumas cidades da região, famosas pelo frio, podem registrar temperaturas negativas, como é o caso dos Campos de Cima da Serra. Além disso, entre sábado e domingo, Luengo aponta que existe possibilidade da ocorrência de neve.


No mesmo sentido, a Metsul projeta temperaturas negativas ou próximas de 0ºC em diversas cidades do Rio Grande do Sul na primeira metade da próxima semana. Pontos de baixada do Noroeste gaúcho podem registrar -3ºC a -4ºC. Além disso, as madrugadas serão geladas na Serra. As mínimas, em geral, devem ficar entre 0ºC e 2ºC, mas com marcas muito menores nesses pontos. Quanto à agricultura, as culturas de inverno como trigo, aveia e cevada devem ser atingidas pela possível geada. Luengo destaca que a frente fria irá afetar o milho, também atingido pela falta de chuva, e culturas como hortaliças por serem mais frágeis. O trigo, por outro lado, não será tão afetado por ser mais resistente.


CACHOEIRA DO SUL - Na região central do Estado, o frio deverá ter seu pico no domingo, 18, quando haverá grande possibilidade de geada. Em Cachoeira do Sul, entre a madrugada e manhã de domingo, as temperaturas podem ficar próximas dos 0ºC. Confira no quadro abaixo os detalhes para sábado e domingo.



SAIBA MAIS

Conforme as previsões da Somar, outra massa de ar polar chegará ao Brasil a partir do dia 24 de julho. A estimativa é de será muito forte e o vento gelado irá trazer novamente temperaturas semelhantes ao fim de junho. Embora ainda não possa ser confirmada, a chance de neve na região volta a ser considerada com a próxima frente fria prevista.

Foto: Divulgação

Tchê Peq..png