top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Associados aprovam expansão da Sicredi Centro Leste RS para Minas Gerais



Em Assembleia Geral Extraordinária, realizada na última semana, em formato on-line, os associados da Sicredi Centro Leste RS decidiram pela expansão das atividades da cooperativa para o estado de Minas Gerais. Em votação realizada até a quinta-feira, dia 9, às 17 horas, a proposta foi aprovada pelos 49 núcleos da cooperativa. “Concluímos em setembro o nosso planejamento, com a presença física em 100% dos municípios que atuamos no Rio Grande do Sul. Isso nos habilita para seguir o caminho de outras cooperativas do Sistema e ampliar a nossa atuação para outro Estado”, destaca o presidente da Sicredi Centro Leste RS, Paulo Alex Falcão.


Para o diretor Executivo, Fabio Silva, a cooperativa dá mais um importante passo na sua história de 41 anos e no plano de negócios. “Percebemos que esta área que vai ocorrer a incorporação é promissora para o nosso modelo de negócios. Temos convicção de que, a exemplo que fazemos aqui na região Centro Leste do Estado, podemos desenvolver lá o cooperativismo de crédito e contribuir para o desenvolvimento econômico e social da região”, enfatiza ele.


Já no último sábado, dia 11, em Guaíba (RS), os 138 coordenadores de Núcleo da Sicredi Centro Leste aprovaram a sequência dos estudos de viabilidade do processo de expansão, com a criação de uma comissão de associados que vai avaliar as auditorias realizadas em ambas as cooperativas, sendo base para a emissão do relatório final, que vai permitir aos delegados concluírem o voto no dia 9 de dezembro. Neste dia, uma nova assembleia, com participação dos delegados das duas cooperativas, deve ratificar a decisão sobre a incorporação. “Concluído este processo, faltará apenas a homologação do Banco Central. Nossa expectativa é que, a partir de fevereiro de 2024, já possamos operar de forma integrada, unindo forças e contribuindo para o desenvolvimento do cooperativismo de crédito em Minas”, destaca Falcão.


Saiba mais:

A Sicredi Centro Leste RS, com sede em Cachoeira do Sul, completou 41 anos de história em 2023. A cooperativa conta atualmente com mais de 50 mil associados, 258 colaboradores e possui 21 agências nos 18 municípios da sua base de atuação atual, composta por Cachoeira do Sul, Guaíba, Cerro Grande do Sul, Barão do Triunfo, Mariana Pimentel, Sertão Santana, Encruzilhada do Sul, São Jerônimo, Charqueadas, Tapes, Sentinela do Sul, Pantano Grande, Butiá, Minas do Leão, Amaral Ferrador, Arroio dos Ratos, Barra do Ribeiro e Eldorado do Sul. Somente em 2023, foram inauguradas seis novas agências.


A Sicredi CrediGrande, com sede na cidade de Lavras (MG), é a primeira cooperativa do sistema Sicredi em Minas Gerais. Sua base de atuação é composta por 18 municípios: Carmo da Cachoeira, Carrancas, Cruzília, Ibituruna, Ijaci, Ingaí, Itumirim, Itutinga, Lavras, Luminárias, Minduri, Nazareno, Nepomuceno, Perdões, Ribeirão Vermelho, Santana da Vargem, São Bento Abade e São Thomé das Letras. Com agências localizadas nos municípios de Lavras, Ingaí, Luminárias e São Thomé das Letras, possui 6,3 mil associados.




Imagens: Four Comunicação.

bottom of page