• Lenon Quoos

Asteroide mais potente que bomba nuclear vai passar próximo da Terra

Deve passar próximo à Terra nos próximos dias, um asteroide mais potente que uma bomba nuclear, conforme indica o rastreamento de asteroides da NASA. Os pesquisadores da agência espacial norte-americana estimam que o corpo celeste tenha entre 84 e 190 metros de diâmetro, algo que o torna potencialmente tão potente como o asteroide que caiu próximo ao rio Podkamennaya Tunguska, na Sibéria em 1908 e resultou em uma explosão equivalente à liberação de 12 toneladas de dinamite.


A NASA classificou o 2018 AH de objeto próximo da Terra, pertencente à categoria Apollo, que inclui os asteroides mais perigosos. Os asteroides Apollo têm órbitas que intersectam a órbita da Terra, colocando em perigo nosso planeta. No entanto, a agência afirma que é pouco provável que ele colida conosco.


Pelo menos 4 asteroides de até 230 metros de diâmetro se aproximam da Terra a partir deste domingo. No entanto, se o 2018 AH mudar sua trajetória, o impacto teria consequências terríveis. Por exemplo, o meteoro de 17 metros de diâmetro que explodiu em 2013 sobre o céu de Chelyabinsk, Rússia, danificou mais de 7.000 prédios e resultou em US$ 33 milhões de danos o equivalente a R$ 185,12 milhões.

Foto: Divulgação

Banner para site-1.png