• Lenon Quoos

Atividade “Abraço Azul” vai conscientizar sobre o Autismo neste sábado no Château D'Eau

Para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, neste sábado, 2 de abril, a comunidade cachoeirense está sendo convidada a vestir uma camiseta azul e prestigiar a atividade “Abraço Azul”, que vai prestar uma homenagem à causa através de um abraço simbólico ao prestigiado ponto histórico e turístico da cidade, o Château d'Eau.


A atividade marcada para às 17h30min, está sendo promovida pelo Centro Municipal de Atendimento Especializado em Transtorno do Espectro Autista (TEAtende), atualmente em funcionamento junto a sede do Centro Macrorregional de Referência em Transtorno do Espectro do Autismo (TeAcolhe), localizado na Rua Sete de Setembro, nº 440.


Mantida pelo esforço conjunto das secretarias municipais da Educação, Saúde e Inclusão Social, neste evento a unidade TEAtende contará também com o apoio da Secretaria de Obras, que vai iluminar o Chateau d’Eau na cor azul especialmente para a data, já que o azul simboliza a conscientização em torno do TEA. Também apoia a atividade o Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), que reúne pacientes, pais e tutores na cidade.


DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

O tema da campanha nacional deste ano (2022) para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo — que acontece todo 2 de abril — é “Lugar de autista é em todo lugar“, com a hashtag #AutistaEmTodoLugar, para promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas autistas. O objetivo desta campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora).


A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Em 2020 e 2021, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional com tema único: “Respeito para todo o espectro”, para celebrar a data, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais.


Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) declarou a data de 2 de abril como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Essa iniciativa ocorreu para chamar a atenção da sociedade e ajudar milhões de pessoas que têm o transtorno ou àquelas que ainda sequer foram diagnosticadas. O objetivo é levar informação à população para reduzir a discriminação, preconceito e negligência contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).


O TEA afeta habilidades de percepção social e prejudica em intensidades diversas áreas do neurodesenvolvimento motor, cognitivo, sensorial e de comunicação social do autista que se manifesta diferente em cada pessoa. Desde muito cedo existem alguns padrões de comportamento bem conhecidos, pré-definidos, que podem ser observados pelos pais desde o nascimento, especialmente antes dos 16 meses. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e com diversas evidências científicas, os pais podem e devem começar a notar os primeiros sinais de TEA antes mesmo dos 3 anos de idade.



Banner para site-1.png