• Lenon Quoos

Balsa Deusa do Jacuí deve entrar em operação neste sábado

A balsa Deusa do Jacuí, da empresa Estaleiro Naval Couto, deve entrar em funcionamento novamente até o final da tarde deste sábado, 4 de dezembro, na travessia do Rio Jacuí, entre a Rua Moron e a Praia Nova. Após diversas tentativas frustradas, a expectativa do empresário Adroaldo Couto é de que o esforço dedicado ao trabalho de dragagem tenha resultado positivo.


A balsa veio para Cachoeira há mais de três semanas com o objetivo de assegurar a travessia de veículos pesados, como ônibus, caminhões, bitrens, dentre outros.


O serviço de conclusão da dragagem que vem sendo realizado no Rio está previsto para encerrar neste sábado. A balsa chegou a entrar em funcionamento na sexta-feira passada, mas teve que parar de navegar na madrugada da última segunda após encalhar devido ao baixo nível do rio.

A Ponte do Fandango segue interditada parcialmente. A rachadura em uma das vigas de sustentação da ponte está sendo recuperada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No momento, segue liberado o trânsito para veículos leves (de passeio) e pedestres, enquanto o Dnit trabalha na construção das estacas do bloco de fundação que assegurará a sustentação das vigas deterioradas pelo tráfego de caminhões pesados.


O departamento ainda estuda a melhor alternativa de recuperação total da ponte, obra definitiva que foi prometida no último dia 24 pelo presidente Jair Bolsonaro e pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, na visita do prefeito José Otávio Germano à Brasília.


Foto: Fatos 24h

Banner para site-1.png