top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Banco de sangue do HCB segue precisando de doações

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é uma oportunidade para reconhecer e agradecer a generosidade daqueles que, por escolha própria, contribuem para a saúde de outros.


No nosso município, as doações de sangue ocorrem no Banco de Sangue, situado à rua Saldanha Marinho, 48, em anexo à emergência do HCB. O horário para doações é de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min, sendo necessário apresentar documento de identidade.


Embora todos os tipos de sangue sejam sempre bem-vindos, é relevante destacar a importância do sangue O- por sua característica de ser considerado "doador universal". Contribuir com essa iniciativa é um gesto que pode fazer toda a diferença na vida de quem precisa. Sua doação é valiosa e pode salvar vidas.


A doação de sangue é um ato altruísta que desempenha um papel vital na saúde pública. Ao doar, os indivíduos contribuem para salvar vidas em situações de emergência, tratamentos médicos e cirurgias. A generosidade dos doadores é fundamental para garantir o abastecimento contínuo de sangue, sendo um gesto simples que faz uma diferença significativa na vida de quem necessita.


A quantidade de sangue retirada não afeta a sua saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue. É pouco para você e muito para quem precisa! Você passará por uma entrevista que tem o objetivo de dar maior segurança para você e aos pacientes que receberão o seu sangue. Seja sincero ao responder as perguntas!


Todo sangue doado é separado em diferentes componentes (hemácias, plaquetas e plasma) e assim poderá beneficiar mais de um paciente com apenas uma unidade coletada. Os componentes são distribuídos para os hospitais para atender aos casos de emergência e aos pacientes internados.


bottom of page