- Lenon Quoos
Banda Gonçalvense fará apresentação de aniversário na José Bonifácio neste sábado
A Banda Gonçalvense, uma das mais tradicionais bandas marciais do Rio Grande do Sul, completa neste domingo, 13, 58 anos de existência. Trata-se da Banda Marcial Gonçalvense de Cachoeira do Sul, mantida por uma associação de ex-alunos do Colégio Marista Roque.
Para o registro da data, a Banda Gonçalvense fará uma apresentação em frente à Fonte das Águas Dançantes, na Praça José Bonifácio neste sábado a partir de 15 horas. A Banda Gonçalvense é reconhecida pela sua organização e por manter o projeto Banda para Todos, onde mantém uma Escola de Música, responsável pela formação de novos integrantes.
A banda foi fundada no Ginásio Roque Gonçalves, que mais tarde passou a se chamar Colégio Marista Roque. A fundação se deu com 123 integrantes, tendo como organizadores Paulo Salzano Vieira da Cunha, João Carlos Cíceri e Francisco Bifano e os irmãos Maristas Dealmo Lunkes e Rovílio Moro.
Em 2018 teve sua atuação social e comunitária escolhida pelo Projeto Criança Esperança, da Rede Globo, o que motivou ainda mais seus componentes. Além disso, tem sido contemplada com recursos municipais para sua manutenção devido ao reconhecimento pelo trabalho realizado com crianças, jovens e adultos.
Sua participação em eventos comunitários ocorre com frequência como um reconhecimento dos cachoeirenses pela sua trajetória.
A presença em festivais em outras cidades faz parte da rotina da banda, que já se apresentou no Uruguai e conquistou diversos prêmios.
BANDA GONÇALVENSE VAI AGRADECER O APOIO DA COMUNIDADE
A apresentação da Banda Marcial Gonçalvense, neste sábado, também tem um caráter especial: mostrar sua nova estrutura e agradecer à comunidade o apoio recebido. “A cidade nos acolhe, incentiva e, por isto, na data do nosso aniversário o nosso reconhecimento”, afirma o presidente Herton Ubiratan.
A Banda Marcial Gonçalvense evoluiu e há atenção especial para a musicalidade. “Nós temos algumas músicas que são sempre executadas, mas ao mesmo tempo buscamos novas canções”, observa o Mor, Jorgemar Pereira Gomes.
Atualmente, a banda possui 65 componentes e mais seis pessoas do grupo de apoio. Ela é constituída por estudantes em sua grande maioria como das escolas:
Dinah Néri Pereira (Escola Cívico Militar)
Colégio Marista Roque
Instituto João Neves
Balthazar de Bem
Angelina Salzano
Borges de Medeiros
Milton da Cruz
Getúlio Vargas
Vital Brasil
Antônio Vicente
Ainda universitários e também representantes do Hospital de Caridade e do Exército
PROJETO BANDA PARA TODOS
O Projeto Banda para Todos (Escola de Música) chama atenção pelo interesse das famílias. Trata-se de uma iniciativa desenvolvida no primeiro semestre, que tem por objetivo despertar o interesse e preparar novos componentes. “Quando alguém se apresenta ao projeto, verificamos as potencialidades de cada e o interesse por um determinado instrumento”, informa o Mor, Jorgemar Gomes.
BANDA GONÇALVENSE – ENSAIOS
A banda mantém um cronograma de ensaios. Eles acontecem sempre às terças-feiras, às 20h, às sextas-feiras, às 19h e, aos sábados, às 14h, no Ginásio do Colégio Marista Roque, localizado na Rua General Osório.
DIRETORIA DA BANDA GONÇALVENSE
Presidente: Herton Ubiratan Pereira
Vice: Marlon Augusto Carvalho
Diretor: Amaílde Lazzarine Labres
Mor: Jorgemar Pereira Gomes
Instrutor: José Reginato Barbosa de Freitas.
IMPORTANTE
A banda é mantida pela Associação dos Ex-componentes (Acobang). A entidade está em constante busca de apoio financeiro. Este ano foi contemplada com uma emenda impositiva no valor de R$ 30 mil do vereador Augusto Cesar (PP) e aguarda uma emenda parlamentar de R$ 50 mil do deputado Heitor Schuh.
BANDA GONÇALVENSE – 15º FESTIVAL ESTADUAL DE BANDAS
Uma das ações da Banda Marcial Gonçalvenses, que também ganhou destaque é o Festival Estadual de Bandas, realizado anualmente em Cachoeira do Sul. A edição deste ano será realizada no dia 15 de novembro no Ginásio da Fenarroz. O evento tem o apoio da Prefeitura e Fenarroz.
O festival no início de suas atividades era realizado na Rua Moron, na Praça José Bonifácio, depois passou para em frente do Chatodô e Catedral Nossa Senhora da Conceição, no Paço Municipal.
Em cada edição, o evento atrai bandas de diversas regiões do RS, que em suas apresentações em meio à coreografia, recebem o incentivo do público que sempre lota as dependências do Ginásio da Fenarroz.

Imagem: Arquivo.