top of page
  • Lenon Quoos

Banrisul elege Adriana Celestino como diretora

Uma barreira histórica foi rompida nesta sexta-feira, 18. Entre os nomes indicados pelo governador Eduardo Leite para compor a nova diretoria do Banrisul, está Adriana Celestino. Ela será a primeira diretora negra desde a criação do banco, há 95 anos.


Natural de Ilha Solteira, em São Paulo, Adriana é formada em Direito pela Universidade de Taubaté. Tem MBA em Administração e Negócios pela Fundação Dom Cabral, com parte dos estudos na Kellog School of Management de Chicago, nos Estados Unidos.

Há duas décadas, a advogada - que vive em Porto Alegre - atua na incorporadora e construtora Cyrela, no cargo de diretora comercial na Regional Sul da empresa. Na função, ela comanda as operações de venda da companhia no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.


Tanto o nome de Adriana quanto os nomes dos demais cinco indicados - Gaspar Saikoski, Luiz Gonzaga Veras Mota, Elizabete Rejane Sodré Tavares, Carlos Aluisio Malafaia e Ivanor Antônio Duranti - ainda precisam passar pela aprovação formal da Assembleia Legislativa e do Banco Central, o que costuma ocorrer sem maiores problemas.


A escolha, além de destacar alguém com um currículo consistente e com larga experiência em cargo de gestão, preenche uma lacuna histórica.


Veja quem são os demais indicados

  • Gaspar Saikoski Natural de Viamão (RS), é advogado e atua no Banrisul há 38 anos. É graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com MBA em Gestão Bancária pela Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). No Banrisul, já exerceu os cargos de superintendente executivo e gerente executivo da Unidade de Gestão de Pessoas, entre outros.

  • Luiz Gonzaga Veras Mota Natural de São Gabriel (RS), é economista graduado pela Fundação Educação de São Gabriel, pós-graduado em Finanças pela UFRGS e em Ciências Contábeis pela PUCRS. Está no Banrisul há 44 anos. No banco, já atuou como superintendente nas unidades Financeira, Comercial de Varejo, Regional SP, Organização e Métodos, Recuperação de Crédito e Crédito Imobiliário. Também foi diretor-presidente da Banrisul Cartões, entre outras funções.

  • Elizabete Rejane Sodré Tavares Natural de Esteio (RS), é economista graduada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), com especialização em finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e gestão bancária pela UFRGS. Atua no Banrisul desde 1988 e é diretora na Banrisul Pagamentos desde 2013. É conselheira de Administração da Banrisul S.A. Administradora de Consórcios desde 2022 e da Banrisul Seguridade Participações e da Banrisul Corretora de Seguros desde 2021. Em sua jornada profissional no banco, teve funções iniciais como escriturária e analista até o exercício de cargos executivos como Gerente e Superintendente Executiva nas áreas de planejamento, orçamento e estratégia.

  • Carlos Aluisio Vaz Malafaia Natural de Bagé (RS), tem formação em Tecnólogo em Processamento de Dados e pós-graduação em Sistemas de Informação e Telemática. Ingressou no Banrisul em 1978, onde atuou como Analista de Sistemas, Gerente de TI, Superintendente de Canais Eletrônicos e Diretor de Tecnologia da Banrisul Pagamentos.

  • Ivanor Antonio Duranti Natural de Constantina (RS), é bancário e atua no Banrisul há 34 anos. É graduado em Direito, pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), e em Ciências Contábeis, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), com pós-graduações em Gerência de Serviços Bancários e em Direito Tributário. No banco, exerceu diversos cargos de gerência, bem como o de superintendente regional.

Imagem: Arquivo.


留言


bottom of page