• Lenon Quoos

Brasil chega a 50% da população com esquema vacinal completo contra covid-19

Dez meses após a aplicada a primeira dose, o Brasil superou, nesta quarta-feira, 20 de outubro, a importante marca de 50% de todos os 213 milhões de habitantes com esquema vacinal completo contra a COVID-19 — receberam, portanto, duas doses ou dose única da Janssen. A conquista surge após o país superar os 600 mil mortos pela doença e aproxima o Brasil do fim da pandemia.


Dados da plataforma coronavirusbra1, que reúne estatísticas das secretarias estaduais de Saúde, mostram que mais de 152 milhões receberam a primeira dose (71% de todos os brasileiros) e 107 milhões (50,19%) receberam o esquema completo. Outros 5 milhões, o equivalente a 2,5% da população, receberam a terceira dose.


Na prática, o Brasil já atingiu uma das metas da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estabeleceu que cada país finalize 2021 com 40% da população vacinada. A próxima meta é chegar até metade de 2022 com 70% de todos os habitantes com esquema completo. A nível nacional, o objetivo do Ministério da Saúde é vacinar com duas doses 85% de todos os brasileiros, segundo consta no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 – o que equivale a aplicar a segunda dose em mais 75 milhões de brasileiros.



Banner para site-1.png