top of page
  • Lenon Quoos

Brasil poderá ver eclipse solar anular em outubro e o próximo deve ocorrer só em 2028

Outubro será um mês especial para os amantes de astronomia brasileiros, pois um eclipse solar anular poderá ser visto em todo o país nesse mês.


O fenômeno acontecerá no dia 14 de outubro. Apesar de ser visível em todo o Brasil, as regiões Norte e Nordeste terão a melhor percepção da cobertura do Sol. Cidades que merecem destaque incluem Natal (RN), João Pessoa (PB) e Juazeiro do Norte (CE).

O Sul, Sudeste e o Centro-Oeste, por suas vezes, conseguirão observar apenas o início do eclipse, a partir das 15h (horário de Brasília) do dia 14.


Em um eclipse solar anular, a lua se posiciona entre a Terra e o Sol, de maneira que bloqueia a entrada de luz solar e cria uma sombra sobre o planeta. No entanto, por consequência do alinhamento imperfeito, a grande estrela ainda pode ser vista como um anel de luz/fogo por trás da sombra do satélite natural da Terra.

É importante mencionar que tal fenômeno não deve ser observado a olho nu. É preciso possuir um filtro especial ou olhar apenas para o reflexo do Sol.


SAIBA MAIS

O último eclipse anular do Sol ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível do Brasil. No ano que vem teremos um eclipse total do Sol visível como total nos Estados Unidos e depois teremos em 2 de outubro um eclipse anular do sol visível como anular no extremo sul da América do Sul. Somente em 6 de fevereiro de 2028 haverá um outro eclipse anular visível no Brasil e a faixa de anularidade passará somente pela região norte brasileira.



Comments


bottom of page