• Da Redação

Cachoeira antecipa 2ª dose contra a Covid-19 nesta quinta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde coloca em prática nesta quinta-feira, 15 de julho, o novo intervalo entre doses das vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Pfizer anunciado esta semana pelo Governo do Estado. A antecipação da aplicação das segundas doses de 12 para 10 semanas tem como objetivo conter o avanço da variante Delta (com origem na Índia) após detecção da linhagem do vírus no Rio Grande do Sul.


A medida será possível com o reabastecimento de imunizantes confirmado para a tarde desta quarta-feira, 14 de julho, quando o município receberá 2.745 doses do Laboratório Fiocruz para segundas aplicações. Desta forma, a secretaria reedita já nesta quinta, das 8h às 12h, mais uma edição do drive-thru no pavilhão da Fenarroz, como forma de descentralizar o acesso à imunização contra o coronavírus. Paralelamente, a campanha continua nas três maiores unidades sanitárias do município: US1/Prédio do INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina.


Pelo levantamento da Saúde, 2.859 usuários do SUS (com datas agendadas na carteira de vacinação até 31 de julho) estão aptos a antecipar suas segundas doses já a partir deste primeiro dia da ação na cidade, o que forçou as equipes a aguardarem a reposição do estoque. Para saber a nova data, basta o parcialmente imunizado reduzir 14 dias da data prevista para a segunda aplicação. A orientação engloba a data 31 de julho porque esta incidirá num sábado, dia da semana em que os postos de saúde não operam.


Até o final desta manhã, a Secretaria Municipal da Saúde não tinha confirmação da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde acerca de nova remessa de vacinas para primeiras aplicações contra a Covid-19.



VACINAÇÃO COVID-19 (15/07 – QUINTA-FEIRA)

Somente 2ª doses AstraZeneca

(doses agendadas até 31/07)


Drive Thru no Pavilhão da Fenarroz

8h às 12h


US1/INSS

7h às 11h30 e das 13h30 às 16h


US4 – Centro Social Urbano

7h às 12h e das 13h às 16h


US14/Bairro Marina

7h30 às 11h45 e das 13h às 15h45

Quais vacinas terão segunda dose antecipada?

Apenas Pfizer e AstraZeneca. Coronavac não sofre nenhuma alteração no intervalo entre doses, seguindo orientação de 28 dias entre a primeira e segunda aplicação. Janssen possui dose única.

Qual é o novo intervalo das vacinas?

A partir de agora, o intervalo é de 10 semanas, antes era de 12 semanas.

Por que houve essa redução?

Para aumentar o número de pessoas com o esquema vacinal completo, que garante uma proteção mais robusta contra a variante Delta.


Como sei a data para me vacinar?

Basta reduzir 14 dias da data prevista para a segunda dose (anotada na carteira de vacinação).

Texto: Viviane Souza/Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

Tchê Peq..png