top of page
Foto do escritorDa Redação

Cachoeira confirma 8 prováveis casos de leptospirose e 286 novos casos de dengue

A grande inundação que acometeu Cachoeira do Sul em razão da enchente do Rio Jacuí parece que fortaleceu as infecções na população cachoeirense. O Departamento de Vigilância em Saúde, motivado pelo surgimento de doenças causadas pela exposição à água contaminada da enchente, emitiu nesta terça-feira, 28 de maio, um comunicado à população no sentido de alertar para os agravos que podem afetar àquelas pessoas que tiveram suas casas atingidas pela inundação.


A publicação do DVS confirma oito prováveis casos de leptospirose (o departamento aguarda os laudos do Laboratório Central do Estado – Lacen) e a investigação de um surto de doença diarreica aguda, além de ter registrado inúmeros atendimentos pelas equipes da saúde municipal de casos de ansiedade entre as pessoas desalojadas e/ou desabrigadas pela enchente.


A proposta do comunicado é elucidar as enfermidades a que estão sujeitas àquelas pessoas que tiveram contato com a água infectada, de acordo com o período decorrido deste contato, e estimular a procura por atendimento médico, bem como recomendar as medidas que podem preservar a saúde e a segurança dos moradores ao retornarem às regiões afetadas.


Entre as muitas orientações estão a importância de manter o esquema vacinal em dia, do reforço da higiene e rotina de limpeza dos espaços, assim como a atenção aos sinais de comprometimento da saúde mental.


Confira a íntegra do Comunicado do DVS em anexo:



286 CASOS DE DENGUE EM 28 DIAS

As cheias contribuem ainda mais para a proliferação do mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir a Dengue, Zika e Chikungunya. Do dia 30 de abril até essa terça-feira, 28 de maio, se confirmaram mais 286 casos positivos de dengue na cidade, sendo 4 deles com sinal de alarme. Seis destes casos são importados.


A Nota Informativa n°10/2024 ainda informa a ocorrência de um óbito que está em investigação para Dengue pela Secretaria Estadual de Saúde, pois o protocolo adotado para análise ainda não foi concluído. O comunicado foi emitido pelo setor de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde de Cachoeira do Sul, que pede maior atenção e cuidado por parte dos cachoeirenses, que devem contribuir para a limpeza de onde reside, evitando deixar água acumulada.


Desde o dia 1º de janeiro deste ano até essa terça, dia 28 de maio,, Cachoeira já confirmou 644 casos positivos de dengue, sendo 20 com sinal de alarme. No último dia 30 de abril, a cidade estava com 358 casos positivos confirmados, 16 deles com sinal de alarme.

Imagem: Arquivo.

Comments


bottom of page