• Da Redação

Cachoeira do Sul amanhece com temperatura negativa de -1ºC



As temperaturas amanheceram negativadas em Cachoeira do Sul nesta sexta-feira, 03, os termômetros chegaram a registrar -1 graus na localidade de Ferreira, no interior do município.


O clima frio condiz com a entrada do inverno no hemisfério sul do planeta. O frio deve continuar intenso nos próximos dias. Nesta sexta as temperaturas não devem ultrapassar 13 graus, já no sábado, 04, as temperaturas chegam a 19 graus, antecedendo a chuva que retorna ao município no domingo, 05, onde estão previstos 10 milímetros, as marcas não devem ultrapassar os 18 graus.


Clima beneficia sementes


O clima na primeira metade da semana foi excelente para as forrageiras cultivadas e nativas, com ótimos níveis de umidade no solo, radiação solar e temperaturas amenas.


De acordo com o Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira, 02, em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), a sucessão de três geadas na sexta e no final da semana (26 a 28/06) na regional da Emater/RS-Ascar de Bagé marcou o início efetivo do inverno e a fase de paralisia na produção de forragem nas áreas de campo natural.


Contudo, produtores que sobrepuseram azevém às áreas observaram bons resultados, com a emergência e o início de desenvolvimento dessa espécie forrageira.

As pastagens de aveia continuam apresentando muito boa taxa de crescimento, permitindo aumentar a lotação de animais para pastejo. Os trevos e o cornichão estão em pleno desenvolvimento vegetativo, e pequenas áreas de pastejo já começaram a ser utilizadas, principalmente onde foi realizada a colheita de sementes ou a fenação, com germinação do banco de sementes nos solos.


Animais consomem boa alimentação e apresentam excelente ganho de peso. Nos municípios onde há cultivo de grãos, as áreas de integração lavoura-pecuária aumentaram significativamente a oferta de forragem.


Fotos: Marcelo Ramos


Banner para site-1.png