• Lenon Quoos

Cachoeira do Sul está recadastrada e com dados atualizados no Mapa do Turismo Brasileiro

O Mapa do Turismo é o instrumento instituído no âmbito do Programa de Regionalização do Turismo, que reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Ele é atualizado bienalmente e é composto pelos municípios indicados pelos órgãos estaduais de turismo em conjunto com as instâncias de governança regional, a partir de critérios construídos em conjunto com Ministério do Turismo.

Os municípios do país são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas estão a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens e a entrega de todos os documentos necessários.


A homologação dos municípios cadastrados ocorreu no dia 28 de março, durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo - CONETUR, em Porto Alegre, no SESC Protásio Alves.


Cachoeira do Sul, de classificação C, faz parte da Região Turística Central do RS, com mais 17 municípios e sua Instância de Governança Regional é o Fórum Regional de Turismo da Região Central.

Secretário Estadual do Turismo, Ronaldo Santini, entre seus assessores e interlocutores regionais.

Banner para site-1.png