Famílias de baixa renda de mais 26 municípios gaúchos podem solicitar a troca de antenas parabólicas tradicionais por antenas digitais. O trabalho ocorre devido à limpeza da faixa de 3,5 GHz no processo de expansão da rede 5G no país. Quem não fizer a troca pode ter problemas de interferência. Municípios da região próximo à Cachoeira do Sul já estão habilitados.
Cachoeira deverá ser habilitada ainda em 2023 com a tecnologia 5G e desse modo, se encaixará nas condições para ofertar os kits gratuitos da nova parabólica digital para as famílias carentes.
O agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital já estão disponíveis nas cidades (veja a lista abaixo). No entanto, para ter acesso ao equipamento sem custos, é preciso estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do governo federal e ter em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento. Para saber se tem direito ao kit sem custo, o beneficiário deve entrar em contato pelo número 0800-729-2404 ou acessar este site, com dados do CPF ou do Número de Identificação Social (NIS) em mãos.
Devem fazer parte do CadÚnico famílias com renda de até meio salário mínimo por pessoa ou até três salários mínimos de renda mensal total. A distribuição é feita diretamente na residência do beneficiário e inclui a instalação do kit, composto uma antena parabólica digital, receptor H265, controle remoto e cabos para conexão.
Alto Feliz
Arroio do Padre
Barão
Cristal
Formigueiro
Gramado
Harmonia
Itaara
Ivorá
Maquiné
Mata
Nova Alvorada
Pareci Novo
Pelotas
Picada Café
Rio Grande
Riozinho
Salvador do Sul
Santa Maria
São Francisco de Paula
São José do Norte
São José do Sul
São Pedro da Serra
Toropi
Tupandi
Uruguaiana
Imagem: Divulgação.
Comments