• Da Redação

Cachoeira já tem 4,7 mil pessoas aguardando a segunda dose da vacina contra a Covid-19

No último sábado, 24 de abril, se esgotou o estoque de vacinas contra o coronavírus para a segunda dose dos idosos em Cachoeira do Sul. Conforme a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, nesta terça-feira, 27, Cachoeira já teria 4.769 idosos que deveriam estar recebendo a segunda dose no município e que estão com o prazo expirado para tomar a segunda dose. No entanto, deve levar em torno de 10 dias para chegar mais vacinas direcionadas à segunda aplicação.


Conforme anúncio feito pelo Ministro da Sáude, Marcelo Queiroga, os municípios gaúchos devem receber novas doses de vacina para a segunda dose contra a covid somente daqui a 10 dias. Os estados estavam segurando sempre em estoque o equivalente necessário para as segundas. Porém, no início de março o Ministério da Saúde determinou aos estados que não guardassem vacinas, devendo aplicar 100% das doses que eram enviadas, pois estava garantido o envio das segundas doses e os estados obedeceram.


Frente à isso, o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional da Saúde, Júlio Lopes, explica que no momento de enviar o equivalente das segundas doses, o Ministério da Saúde não enviou, já que não recebeu do Butantan, que alegou atraso nos insumos para fabricação, sendo a situação das vacinas, portanto, à nível nacional.

Sem a garantia de que essas doses virão nos próximos dias em quantidade suficiente para suprir a demanda, a Secretaria da Saúde já estuda a possibilidade de distribuição de senhas de acordo com o número de imunizantes que chegarem ao município para evitar desencontros desnecessários. "Não queremos que a população passe por isso novamente, portanto faremos a partir de agora uma forma de senha para que as pessoas façam a vacina, apenas para quem tiver esse pré-cadastro. Estamos pensando em fornecer o pré-cadastro nos postos de saúde até o final desta semana. Caso ocorra que o Governo Federal como fez na última remessa, enviar menos doses para a segunda dose em comparação com a primeira dose, as pessoas vão poder pegar estas senhas e apenas com ela na quantidade exata do que estará disposto poderão fazer a vacina. Acredito que esta será a solução para não gerar filas e situações constrangedoras", ressaltou o secretário municipal de saúde, Marcelo Figueiró.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, no início da tarde desta terça, restavam apenas 140 doses de vacinas distribuídas em três postos de saúde para a aplicação da primeira dose.


SITUAÇÃO ATUAL DO ESTOQUE DE VACINAS DE 1ª DOSE PARA IDOSOS

US4: 55

US14: 12

US1: 73


Tchê Peq..png