• Lenon Quoos

Cachoeira possui 40 farmácias para atender 82 mil habitantes

O município de Cachoeira do Sul chama a atenção pela quantidade de farmácias que possui em sua área urbana. Com pouco mais de 82 mil habitantes, a cidade possui 40 farmácias, ou seja, uma média de uma para cada duas mil pessoas. Para boa parte da população, esse número de farmácias é grande e ao mesmo tempo, sinal de que todas possui público, pois esse é um dos ramos crescentes do município. Em entrevista veiculada sobre o assunto na TV Cachoeira, a população foi interrogada sobre essa característica do comércio cachoeirense. Outro ponto positivo destacado pela população é a possibilidade da pesquisa de ofertas e de variedades oportunizada pelo número de opções existentes.

O vice-presidente do Conselho Regional de Farmácias, Tarso Bortolini, afirma que esse aumento vem acontecendo há tempos, não sendo uma peculiaridade de Cachoeira. Em 2015, o Rio Grande do Sul contava com 5.201 farmácias e, em 2020, esse número subiu para 5.320, ou seja 119 estabelecimentos a mais em cinco anos. “Em 2015 já tínhamos um certo boom de farmácias no estado e as cidades do interior estão sentindo agora. A preocupação maior é que essas farmácias tenham um farmacêutico e que a população seja assistida de forma adequada”, afirma.


Os clientes cachoeirenses reclamam que em muitas farmácias do município, os balconistas insistem na venda de outros medicamentos que sequer estão na receita do médico. “Quando isso acontecer, pede para conversar com o farmacêutico para orientar se tal medicamento é bom”, destaca Bortolini.

Foto: Divulgação

1/1156