top of page
  • Lenon Quoos

Cachoeira produz média de 1.950 kg de soja por hectare

Nesta semana, a Emater apontou em sua primeira parcial que a produtividade média da lavoura de soja 2022/2023 chega a 1.950 quilos por hectare, equivalendo a 32,5 sacos em Cachoeira do Sul.


Na realidade do município, a produtividade média considerada ideal para a lavoura seria de 3 mil quilos por hectare, o equivalente a 50 sacos.

A estiagem prolongada castigou boa parte da plantação. Embora a colheita recém tenha iniciado, os produtores seguem atentos, já que enquanto algumas lavouras renderam 35 sacos por hectare, em outras a produtividade caiu para 10 sacos.


Até o momento foram colhidos apenas 6 mil dos 106.720 hectares plantadas em Cachoeira.


PERDA DE QUALIDADE

A colheita de soja 2022/23 alcançou 8% da área cultivada no Rio Grande do Sul, avanço semanal de 4 pontos percentuais, mas com atraso em relação a anos anteriores, disse nesta quinta-feira a Emater-RS, citando também problemas na qualidade dos grãos colhidos após períodos de seca que atingiram as lavouras.

Um ano antes, os trabalhos de colheita estavam em 20% e a média histórica para esta época do ano é de 35%, segundo dados da empresa de assistência técnica e extensão rural.


A insuficiência de chuvas durante os meses de verão provocou redução de cerca de 30% no potencial produtivo da oleaginosa, e a produtividade atual é estimada em 2.175 quilos por hectare.


Imagem: Divulgação.



Commenti


bottom of page