• Lenon Quoos

Cachoeira realiza mais um "Dia D" da vacinação de crianças nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal da Saúde reedita nesta sexta-feira, 11, o Dia D da imunização pediátrica contra a Covid-19 em Cachoeira do Sul. Isto significa que, assim como promovido na sexta-feira passada, a pasta vai priorizar neste dia a vacinação das crianças durante todo o expediente, desta vez duplicando os pontos para o atendimento deste público (de três para seis unidades): US1/Prédio INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina, ESF Bairro Carvalho, ESF Bairro Noêmia e ESF Bairro Tupinambá.



A aplicação das vacinas nos menores, que habitualmente vem sendo desenvolvida no turno da tarde, nesta sexta novamente vai priorizar equipes e estrutura (é preciso o envolvimento não apenas na vacina mas no monitoramento de cada paciente por 20 minutos depois do procedimento) durante a jornada integral, das 7h15 às 11h45 e das 13h às 18h nas USs e das 7h15 às 11h45 e das 13h às 15h30 nas ESFs. Estão sendo vacinadas crianças de 5 a 11 anos de idade, com ou sem comorbidades. A única diferença nos protocolos entre os pacientes é que crianças imunossuprimidas (que possuem o sistema imunológico mais debilitado) e especificamente as de 5 anos de idade só podem receber a vacina do laboratório Pfizer.


A estratégia da secretaria é conter a incidência da contaminação e as internações hospitalares entre as crianças como já averiguado em outras regiões. “A disseminação rápida do coronavírus que os números estão evidenciando pode acabar atingindo diretamente os pequenos, segmento que decidimos priorizar com agilidade na imunização”, explica Figueiró, reiterando que o período é o mais propício por preceder o início do ano letivo.

ESQUEMA DA VACINAÇÃO EM 11/02

US1/Prédio do INSS, US4/Centro Social Urbano, US14/Bairro Marina,

Vacinação Covid-19 pediátrica: 7h15 às 11h45min e das 13h às 18h

ESF Bairro Carvalho, ESF Bairro Noêmia, e ESF Bairro Tupinambá

Vacinação Covid-19 pediátrica 7h15min às 11h45min e das 13h às 15h30min

Foto/Texto: Viviane Souza

Banner para site-1.png