top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Cachoeira recebe o filme “Plauto, um Sopro Musical” nesta sexta

Com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura, Cachoeira do Sul recebe nesta sexta-feira, 17, às 18h, o filme “Plauto, um Sopro Musical”, às 10h30min, em apresentação única no Cine Via Sete. Com direção de Rodrigo Portela e produção e distribuição da Lança Filmes, o longa-metragem retrata a notável trajetória de Plauto Cruz (15 de novembro de 1929 - 28 de julho de 2017).


Plauto Cruz, um dos mais eminentes músicos gaúchos é um dos maiores nomes do choro, é considerado o melhor flautista brasileiro. Com uma carreira brilhante, iniciada durante a chamada “Era de Ouro do Rádio”, Plauto harmonizou sua flauta ao lado de destacadas personalidades da música brasileira, como Ângela Maria, Orlando Silva, Carlos Galhardo, Nelson Gonçalves e Sílvio Caldas. O filme celebra o legado sonoro que ele deixou para as futuras gerações, transformando notas em memórias e melodias em eternas inspirações.


Acredito que o filme acaba sendo importante para uma redescoberta da obra de Plauto para uma geração que não está acostumada com as suas músicas. Plauto era um músico genial e um compositor de mão cheia”, afirma Portela.

O documentário musical, com partes ficcionais, relembra a vida e a obra do rei da flauta e do choro e seus mais de 40 discos gravados e parcerias com personalidades da música brasileira, como Orlando Silva, Altamiro Carrilho, Ângela Maria, Carlos Galhardo, entre outros.


Em 2019, o filme teve a sua première no Festival de Cinema de Gramado e, agora, em 2023, ele chega aos cinemas com uma nova versão.


Repleto de depoimentos de amigos, familiares, músicos e pessoas que eram próximas do Plauto, além de imagens raras de arquivo, o filme traz também uma oportunidade de conhecer ainda mais a história da flauta, do choro e da cultura brasileira. A trilha sonora é do compositor, violonista e produtor porto-alegrense Mathias Berharends, um dos fundadores do Grupo Sexteto Gaúcho, que participou do filme e foi fundamental para a realização da obra.


Importante

O ingresso custa R$ 12,50 (meia) e R$ 25,50 (inteira). A compra do ingresso pode ser feita na hora ou pelo whattsapp 51-998040016.

Imagem: Reprodução.


bottom of page