top of page
  • Lenon Quoos

Cachoeira se classifica com 1.689 votos na Consulta Popular 2023


A Consulta Popular deste ano foi muito boa para a Região do Corede Jacuí-Centro. Dos 7 municípios do Colegiado, somente São Sepé, e por muito pouco, não atingiu os 2% para poder ser contemplado em seus projetos. O líder, confirmando o que se esperava foi Cerro Branco, que mobilizou quase 22% dos seus eleitores, com 789 votos. Numericamente, Cachoeira do Sul ficou na frente (1689 votos), pois tem uma população muito maior (80 mil habitantes). O grande feito da maior cidade da região foi ter atingido o percentual (2,53%) para receber os R$ 314 mil para as demandas municipais (exigência mínima de 2%), valor que há duas Consultas não alcançava.


Enquanto isso, dos 28 Coredes do RS, o Corede Jacui Centro ficou em 11° em votação, meta que também se torna muito significativa, pois faziam anos que o Corede não ocupava uma posição significativa no ranking.

Entre as demandas escolhidas, a Correção do solo com calcário e cisternas para armazenamento de água da chuva ficou na frente, com 1.284 votos, seguido da Estação experimental para Agroindústrias da UERGS, com 833 votos. A demanda social contemplada foi a de Melhorias e reformas habitacionais para inscritos no CADÚNICO, com 529 votos.


No próximo dia 15 o Governo do Estado vai informar qual valor final será destinado para cada Município, levando em conta o rateio dos municípios que não atingiram a votação mínima dentro de cada Corede.


O advogado cachoeirense Igor Noronha e atual presidente do Corede, diz se sentir agradecido e privilegiado pelos 3.684 votos totais depositados nas seis demandas que compuseram a cédula da região, bem como pelo apoio que foi recebido de diversos órgãos e de pessoas nessa trajetória. "É uma conquista de todos e foi construída pluralmente. Faziam seis anos que Cachoeira não era classificada", enfatizou.


Duas propostas da Prefeitura selecionadas na consulta popular

Duas propostas sugeridas pela Prefeitura de Cachoeira do Sul para a Consulta Popular 2023 estão entre as mais votadas. São elas: correção do solo com calcário e cisternas para o armazenamento de água da chuva (1.284 votos) e melhorias e reformas habitacionais para inscritos no Cadúnico (529 votos).

Agora, os mais votados recebem o investimento conforme a vontade popular expressa nesta votação. O Secretário Municipal de Inclusão Social, Luis Fernando Godoi, destacou que a conquista da proposta da Smis teve grande participação da Celetro e do Supermercados Tischler.


SAIBA MAIS

O chefe do escritório da Emater em Cachoeira e atual vice-presidente do Corede, Luciano Mazuim, também está vibrante com o retorno positivo na votação. "A mobilização que fizemos deu certo. A população de Cachoeira está de parabéns, pois está possibilitando que Cachoeira receba recursos para projetos importantes. A Consulta Popular 2023 foi construída com muitas mãos e cada cidadão foi importante neste processo. Que bom que estamos recolocando Cachoeira no mapa da Consulta Popular", destacou.


Em 2020 Cachoeira teve apenas 17 votos na Consulta Popular. Em 2021, recebeu 217 votos, em 2022 foi contemplada com 194 anos e neste ano chegou a 1.689 votos, superando a meta mínima de 1.340 votos que seriam necessários para que o Município fosse contemplado. Existem demandas municipais e regionais. Para as municipais, sempre é necessário ao menos 2% dos eleitores votantes para a classificação. Já para as demandas regionais não existe número mínimo de votos, pois o recurso não vem para o município e sim para o COREDE.


A CONSULTA POPULAR

Em 1998 o então governador Olivio Dutra criou o Orçamento Participativo, de lá para cá já trocou de nome, sofreu alterações e acabou virando Consulta Popular. Sem sombra de dúvidas é a forma mais democrática de escolher o destino do uso dos recursos públicos.

Comentários


bottom of page