• Lenon Quoos

Cachoeira deve receber 1.185 doses da vacina Janssen nos próximos dias

A Divisão Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Estado garante a distribuição proporcional entre os municípios gaúchos do primeiro lote de vacina da Janssen, que tem o benefício de ser em dose única. A carga deve chegar ao Rio Grande do Sul na terça-feira, 15 de junho. A diretora da divisão, Tani Ranieri, afirmou nesta sexta-feira, 11, que as equipes estão em treinamento para distribuir e aplicar as doses dentro do prazo de validade, que termina no dia 27 deste mês.


A vacina será distribuída para os 497 municípios gaúchos, uma divisão equânime.

A vacina da Janssen tem eficácia de 85% para casos graves da doença e está liberada para uso emergencial no Brasil. A tecnologia usada para a fabricação do imunizante é vetor viral com adenovírus humano recombinante.


Na reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) à qual se refere Tani foi discutido o uso, além da remessa da Janssen, das remessas mais recentes da Pfizer — 146.250 doses recebidas em 8 de março — e da AstraZeneca — 219.500 doses que chegaram nesta quarta-feira, 9. As doses não têm ainda data de distribuição definida, uma vez que o Ministério da Saúde ainda não confirmou o voo em que chegarão ao Estado.


Elas serão utilizadas para iniciar a vacinação da população geral, contemplando 100% das pessoas com 59 e 58 anos; atender 37% do grupo de trabalhadores das Forças Armadas; e ainda serão distribuídas vacinas para completar 100% a primeira dose dos seguintes públicos: pessoas com deficiência permanente, em situação de rua, privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e trabalhadores da educação.


Em Cachoeira do Sul, a previsão da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde é da chegada de 1.185 doses da Janssen ainda essa semana.


Tchê Peq..png