top of page

Cachoeirense Pelópidas Bernardi é aprovado Examinador Federal de Pilotos pela ANAC

  • Foto do escritor: Da Redação
    Da Redação
  • 18 de fev.
  • 2 min de leitura

O Comandante e instrutor piloto da Aero Agrícola Santos Dumont de Cachoeira do Sul, capital da Formação do Piloto Agrícola, Pelópidas Bernardi, foi aprovado Examinador Federal de Pilotos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em um exame prático nesta terça-feira, 18 de fevereiro, no Aeroporto, após ter gabaritado a prova teórica em outubro.


Na oportunidade, a ANAC marcou a prova prática com o examinador federal Fernando Sarkis, que realizou um exame de proficiência nesta terça com Pelópidas, onde também foi aprovado.


Com 8.500 horas de voo no total em sua carreira, Pelópidas está habilitado a certificar pilotos a partir de agora. Ou seja, aos finais de todos os estágios dos cursos (piloto privado, comercial, instrutor de voo e piloto agrícola), Pelópidas está apto a fazer o exame de proficiência com eles, possuindo a autonomia de decidir se o aluno está apto ou não para a carreira e, desse modo, fazer a concessão da carteira de piloto. Conforme a categoria, a carteira de instrutor que tem validade de um ano ou dos demais que possuem validade de dois anos, Pelópidas está habilitado também para realizar a renovação destas carteiras.


Na prova prática que teve duração de uma hora e meia, foram realizados tiro, balão, pouso, decolagem, curvas pequenas, médias e grandes, perdas, voo em velocidade reduzida e treinamento de uso de GPS, tudo para que a escola seja certificada pela ANAC como uma boa formadora de pilotos e qualificada para ao final entregar o certificado de habilitação técnico ou a concessão de carteiras.


SAIBA MAIS

A ANAC seleciona pilotos profissionais, que já deram pelo menos 500 horas de instrução de voo. Pelópidas já participou da formação de 1.111 pilotos agrícolas, que é o último estágio da carreira (final da carreira de piloto), após 40 horas de piloto privado, 150 horas de capacitação para piloto comercial, 200 horas para ser instrutor. Portanto, com 400 horas no currículo, o aviador pode se qualificar para ser piloto agrícola. "Eu participei das instruções, além de ser piloto agrícola e ter todos esses cursos em meu currículo na carreira, na qual tenho mais de 200 cursos", destaca.

Imagem: Divulgação.
Imagem: Divulgação.

Comments


bottom of page