Cachoeirense Sandra Pfüller é homenageada em Encantado por doação ao Museu Brasileiro da Suinocultura
- Lenon Quoos

- 30 de set.
- 3 min de leitura

Sócio da AMUBS ao lado do presidente da Câmara de Vereadores, Cris Costa e da doadora do acervo, Sandra Pfuller. (Rafael Fontana, Sandra Pfuller, Cris Costa, Werner Meincke, Jonas Calvi e Gilberto Piccinini – Créditos – Força do Vale
A cachoeirense Sandra Pfüller foi homenageada neste mês de setembro pela Administração Municipal de Encantado e pela Cooperativa Dália Alimentos pelo gesto de doar um valioso acervo histórico que integrará o Museu Brasileiro da Suinocultura (MUBS). O ato simbólico de reconhecimento ocorreu durante evento realizado na Câmara de Vereadores de Encantado, que marcou a apresentação oficial do projeto do museu, previsto para ser inaugurado em 23 de julho de 2027.
Sandra recebeu dois certificados: um da Prefeitura de Encantado e da Dália Alimentos e outro da Associação do Museu Brasileiro da Suinocultura (Amubs), que a concedeu o título de Sócia Benemérita pela generosa contribuição.
O acervo doado reúne aproximadamente 32 mil peças, incluindo fotografias, documentos, vestimentas, utensílios de produção, vídeos e outros itens históricos. O material esteve sob sua guarda desde o encerramento do antigo Museu do Suíno, que funcionou durante 18 anos em Cachoeira do Sul, no Distrito Industrial, e foi oficialmente repassado à Dália/Cosuel em cartório no dia 23 de junho de 2022.
“É emocionante ver esse legado ser preservado e agora ganhar dimensão nacional”, declarou Sandra Pfüller, que dedicou décadas a reunir e conservar esse patrimônio da suinocultura.
Museu nacional em construção
O MUBS funcionará no Parque João Batista Marchese, em Encantado, mesmo local da Suinofest, e será referência nacional na preservação da história da suinocultura, setor de relevância econômica e cultural para o Rio Grande do Sul e para o país.
O presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, destacou que o museu será também um espaço de pesquisa, educação e valorização da cultura regional. Já o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, afirmou que a iniciativa consolida o município como polo da memória e do desenvolvimento sustentável do setor.
Até a inauguração, o acervo permanecerá sob os cuidados da Dália Alimentos, sendo preservado e preparado para a futura exposição.
Museu Brasileiro da Suinocultura é lançado na Expointer
O Museu Brasileiro da Suinocultura (MUBS) foi lançado oficialmente no dia 3 de setembro, na Expointer. O espaço, que promete ser o segundo maior do mundo dedicado ao tema terá investimento estimado em R$ 8,5 milhões.
O anúncio reuniu autoridades públicas, lideranças do agronegócio e entidades parceiras. Entre os presentes estavam o prefeito Jonas Calvi, o presidente da Dália Alimentos, Gilberto Piccinini, e representantes da recém-criada Associação do Museu Brasileiro da Suinocultura (AMUBS).
Fundação da AMUBS
A Associação do Museu Brasileiro da Suinocultura (AMUBS) foi criada em 24 de julho de 2025, no Dia do Suinocultor, com a missão de preservar, valorizar e difundir a história da suinocultura no Brasil. O quadro de sócios fundadores inclui lideranças do setor, representantes da iniciativa privada e do poder público, entre eles:
Gilberto Piccinini (Dália Alimentos)
Carlos Alberto Freitas (Dália Alimentos)
Rafael Luiz Fontana (empresário)
Jonas Calvi (prefeito de Encantado)
Hiran Kunert (médico veterinário)
Flauri Migliavacca (médico veterinário)
Raquel Cadore (presidente da ACIE)
Valdecir Folador (presidente da ACSURS)
Werner Meincke (Agroceres PIC)
Sandra Pfüller (sócia benemérita)
O empresário Rafael Fontana destacou que caberá à Associação conduzir o projeto:“É esta Associação que dará vida ao MUBS em sintonia com a comunidade, o poder público e os parceiros institucionais.”
Referência nacional
Com a inauguração prevista para 2027, o Museu Brasileiro da Suinocultura busca consolidar Encantado como referência nacional na preservação da história da atividade, valorizando sua importância econômica, social e cultural. Além de ser um centro de memória, o espaço terá caráter educativo e turístico, conectando tradição, inovação e sustentabilidade.

Imagem: Diogo Fedrizzi.























Comentários