• Lenon Quoos

Cachoeirenses podem emitir PPCI online

O Corpo de Bombeiros da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS) disponibilizou na semana passada a emissão do Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) completamente online para 198 municípios do Estado. Cachoeira do Sul é um dos locais contemplados com a modernização do serviço.

Através do cadastramento no Sistema Online de Licenciamento (SOL-CBMRS), disponível pelo link: https://secweb.procergs.com.br/solcbm, será possível realizar o licenciamento das edificações em segurança contra incêndio.


O Sistema utiliza o cadastro do gov.br como validação das credenciais de acesso, logo outras aplicações do Estado também utilizam esse mesmo sistema de validação em seus respectivos sistemas, sendo assim, é preciso utilizar login e senha prévio ou se cadastrar na hora.


Após cadastro, clique em Licenciamento de Edificação Permanente; PPCI; preencha as informações sobre o responsável técnico, e demais campos; clique em salvar e prosseguir; preencha informações sobre a edificação; anexe um comprovante de endereço; informe os demais itens solicitados; revise os dados e aceite os termos. Todos os envolvidos no licenciamento deverão acessar a plataforma e aceitar os termos de responsabilidade para dar continuidade ao processo.


Em seguida, selecione o responsável pelo pagamento, emita o boleto e realize o pagamento. Não é necessário enviar comprovante de pagamento. Após compensação bancária o projeto será analisado.


O Corpo de Bombeiros disponibilizou no YouTube, uma lista de vídeos com o passo a passo para preenchimento do cadastro e demais informações necessárias para a emissão do documento. Para acessar os tutoriais basta seguir o link: https://bit.ly/3Kl1Eae.


Banner para site-1.png