• Da Redação

Cachoeirenses podem fazer parte do Conselho Universitário da UFSM

O Reitor da Universidade Federal de Santa Maria, informou que com a necessidade de suprir os assentos dos conselheiros referentes à comunidade externa, local e regional em função do término dos mandatos dos atuais conselheiros divulgou a abertura do prazo para recebimento de inscrições de candidatos para o processo de escolha dos representantes locais e regionais no Conselho Universitário e no Conselho de Curadores da UFSM para o mandato 2021/2023.


De acordo com o edital, o mandato dos membros eleitos será de 2 (dois) anos, permitida uma única recondução. Os representantes da comunidade regional serão eleitos pelos membros do Conselho Universitário, dentre os que tiverem sua candidatura homologada na forma deste edital.

As entidades representativas da comunidade poderão indicar seus representantes, desde que atendidos os critérios dispostos.


DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DA COMUNIDADE LOCAL E REGIONAL

4.1 Poderão participar deste processo eleitoral, indicando representantes, as entidades que representem os seguintes segmentos da sociedade civil: I. Movimentos sociais e populares organizados; II. Comunidades científicas; III. Conselhos de classe; IV. Associações comerciais, industriais e de prestação de serviços; V. Organizações religiosas; VI. Associações de pessoas com deficiência; VII. Entidades indígenas; VIII. Entidades congregadas de sindicatos, centrais sindicais, confederações e federações de trabalhadores urbanos e rurais; IX. Entidades de defesa do consumidor; X. Entidades ambientalistas; XI. Entidades patronais; XII. Pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, cujas atividades sejam dirigidas ao ensino, à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico, à proteção e preservação do meio ambiente, à cultura e à saúde. 4.2 Nenhum representante da sociedade civil pode possuir vínculo profissional, administrativo ou estudantil com a Universidade Federal de Santa Maria, sob pena de caracterizar o desvirtuamento dessa representação.


SAIBA MAIS O prazo de inscrição é de 2 (dois) dias úteis, a contar do dia 21 de junho de 2021, via email institucional secretaconselho@ufsm.br. A data para realização da escolha dos representantes com inscrições deferidas pelo CONSU,será dia 25 de junho de 2021, às 08h30min.



Tchê Peq..png