top of page
Foto do escritorDa Redação

Cacisc busca soluções para logística e reconstrução de Cachoeira

A Câmara de Agronegócio, Comércio, Indústria e Serviços (CACISC), aproveitou a movimentação do SOS Agro RS, realizado em Cachoeira do Sul no dia 4 de julho e que reuniu mais de 5.000 pessoas entre produtores rurais e lideranças setoriais e políticas, para agilizar a articulação empresarial em prol da solução de demandas urgentes de infraestrutura, transporte e logística.


O presidente da entidade, Rafael Vargas de Quadros, juntamente com o Vice-presidente Guilherme Cardoso, e o gestor da Todesmade, Sidiano Valduga, estiveram no evento SOS Agro, no Parque da Fenarroz, onde fizeram contatos com diversos políticos, como o Deputado estadual cachoeirense Cláudio Tatsch, o Secretário de Estado Ernani Polo, mais os deputados Sanderson, Afonso Hann e Elton Weber, e também com o Senador Irineu Orth (substituto de Luis Carlos Heize).


Como resultado imediato, foram as agendas em Porto Alegre, com auxílio do Deputado Cláudio Tatsch, na Casa Civil e no DNIT. A articulação das agendas contou também com a participaçãodo Sindicato Rural, do Diretor Financeiro da CACISC, Paulo Alex Falcão, dos gestores da Agropertences, Moacir Marzari, da Insul Arames e Telas e presidente do SINMETEL, Guilherme Severo Ache e Adriano Tollens Cauduro.


Na Capital, foi pedida a integração do Governo do Estado (Daer) e o Governo Federal (DNIT), para unificar as ações relacionadas com as obras na ERS-403 e na BR-153. “Pedimos basicamente que haja um calendário conjunto para que tudo aconteça em uma visão de planejamento. Além disso, houve a promessa da conclusão do asfalto da ERS-403 até o primeiro semestre do ano que vem”, declarou o presidente da CACISC.


Sobre o pedido de investimentos para implementar em Cachoeira do Sul, junto ao Aeródromo Nero Moura, um aeroporto com localização estratégica no Rio Grande do Sul, para apoio logístico de transporte de passageiros e aero médico, foi agendada uma audiência com o Secretário Pedro Capellupi, no dia 10 de julho. A informação mais atual é de que o Governo do Estado contratou uma empresa de consultoria para mapear a necessidade de descentralizar os 95% da demanda aeroportuária do estado do Aeroporto Internacional Salgado Filho e também de Caxias do Sul, principalmente em períodos de catástrofes e tragédias.


AGENDAS – Nesta segunda, dia 8/7, a CACISC teve uma reunião com a assessoria do Ministro Paulo Pimenta, para marcar uma agenda em Cachoeira do Sul. Por intermédio do Senador Irineu Orth, os empresários solicitaram uma audiência com o Ministro Renan Filho. Também há uma tratativa para agenda com o Superintendente do Ministério da Agricultura, para agilizar diversas demandas do setor rural.


PONTE DO FANDANGO - O DNIT irá apresentar na próxima semana o projeto de reforma da Ponte do Fandango, detalhando o cronograma previsto para a obra e quais as soluções previstas para a logística de transporte durante a obra. “Queremos ver se o Estado irá disponibilizar balsas ou qual é a ideia, pois Cachoeira já está muito prejudicada com este gargalo, há mais de 5 anos, e também já convidamos o DNIT e o DAER para vir a Cachoeira, na CACISC, para apresentar todo o projeto da Ponte do Fandango ”, pontua o presidente Rafael de Quadros.


O diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, ressaltou que se reunirá com o superintendente do Dnit, Hiratan Pinheiro, para alinhar os projetos da BR-153, a elevação da Ponte do Fandango, e a execução da obra da ERS-403, de forma a evitar a inviabilidade simultânea dessas obras. Foi destacada a importância da rápida execução da ERS 403 para evitar que Cachoeira do Sul fique isolada durante a interdição da Ponte do Fandango para o serviço.


AUDIÊNCIAS EM PORTO ALEGRE

Na Casa Civil o grupo foi recebido pelo secretário-chefe Artur Lemos, e no Daer a recepção coube ao diretor-geral, Luciano Faustino. O deputado estadual Cláudio Tatsch ainda agendou para o próximo dia 17 uma reunião com o superintendente estadual do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Hiratan Pinheiro. A demanda sobre melhorias no Aeródromo Nero Moura, está sendo tratada com o secretário estadual de Parcerias e Concessões, Pedro Capeluppi.


Além de estradas e pontes, o deputado estadual cachoeirense encaminhará a proposta da CACISC para que a cidade tenha um aeroporto, o que se dará por meio de investimentos na pista e na infraestrutura do Aeródromo Nero Moura.O Secretário estadual de Logística e Transporte, Juvir Costella, entrou em contato por telefone com o diretor Faustino e com o deputado Cláudio Tatsch, colocando-se à disposição para colaborar com as pautas e demandas apresentadas pela CACISC, em nome de Cachoeira do Sul e toda a região.


ASFALTAMENTO DA ERS-403 - O Diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, informou que a ERS-403 já está entre as prioridades do Estado no programa de Reconstrução. Ele explicou que, inicialmente, o projeto previa a aplicação de asfalto frio com espessura de 2 centímetros. No entanto, devido ao alto fluxo de veículos, o projeto foi revisado, e agora será utilizado asfalto quente com espessura de 5 centímetros. Haverá uma reunião na próxima semana para tratar da cessão contratual a uma empresa disposta a concluir a obra. Caso a cessão não seja possível, será realizada uma nova licitação emergencial. Nessa mesma reunião, será definido o cronograma de execução da obra da ERS 403.



 

Comments


bottom of page