- Lenon Quoos
Calor intenso continua neste fim de semana em Cachoeira
O fim de semana será de tempo firme e temperaturas elevadas em todo o Rio Grande do Sul, ainda pela influência da massa de ar seco e uma onda de calor que atinge o Estado. Neste sábado, 7, o sol aparece em todas as regiões gaúchas. Além disso, estão previstas rajadas de vento de até 50 km/h no Sul, no Norte, na Campanha, no Litoral Norte e na Capital.
Para o domingo, 8, a previsão é de tempo firme em todas as áreas. O Litoral poderá ter períodos de céu nublado, mas sem chuva.
Região Central: o fim de semana será de tempo firme, com sol entre nuvens. Em Cachoeira do Sul, os termômetros variam de 17°C a 35°C no sábado e de 17°C a 36°C no domingo.
No sábado, o sol será o destaque em todo o território gaúcho. Além disso, a umidade relativa do ar fica abaixo de 40% em todo o Estado. Na Fronteira Oeste, os indicadores ficam abaixo de 20%. São esperadas rajadas de vento de até 50 km/h, no Sul, no Norte, na Campanha, no Litoral Norte e na Capital. O Litoral Norte deve ter céu coberto por nuvens, mas sem chuva.
Ao que tudo indica, no domingo, o tempo firme deve continuar. No entanto, pode ficar nublado no Litoral, mas não chove.
PREVISÃO DO FIM DE SEMANA EM CACHOEIRA:

PRÓXIMA SEMANA
Uma forte onda de calor começa a atingir parte do Rio Grande do Sul sob a influência de uma massa de ar muito quente que atua no norte da Argentina, de acordo com informações da MetSul Meteorologia. O fenômeno não será registrado em todo o território gaúcho e será mais sentido na Metade Oeste do Estado com marcas que por uma sequência de dias vão ficar perto ou acima dos 40ºC.
No Oeste, ao contrário, os critérios de onda de onda de calor serão preenchidos à medida que as mínimas serão altas e as máximas bastante elevadas. Uruguaiana deve ter 38ºC hoje, 37ºC a 38ºC nas tardes do fim de semana, 38ºC na segunda, 40ºC na terça e até 40ºC a 41ºC na próxima quarta-feira. Juntamente do município, Itaqui, Barra do Quaraí, Quaraí, Maçambará, Alegrete e São Gabriel devem ser os que mais vão sofrer os efeitos desta onda de calor que deve perdurar até a metade da próxima semana.
Um ou dois dias de temperatura muito alta não caracterizam onda de calor. Tampouco o critério é atingido se as mínimas também não são altas, conforme a MetSul. No final da próxima semana, a tendência é de ingresso de umidade no Rio Grande do Sul que trará aumento de nuvens e pancadas de chuva mais frequentes que vão inibir uma maior alta da temperatura, mas, por outro lado, os dias tendem a ficar mais abafados apesar das máximas menores.

Imagem: Divulgação.