top of page
  • Lenon Quoos

Caminhada pelo IFFar mobilizou a comunidade cachoeirense

Uma caminhada pelas principais ruas do centro de Cachoeira do Sul na manhã desta sexta-feira, dia 29, mostrou que a cidade e a região querem um campi do Instituto Federal Farroupilha.


Desde o início do mês de julho, o município busca por uma unidade do IFFar, depois que o Governo Federal anunciou a expansão da rede federal em todo país. Desde então, diversos encontros e mobilização ocorreram, coordenados pelo Comitê Municipal, formado por representações do poder público e da sociedade civil. Um dos pontos altos da busca pelo IFFar na cidade foi a audiência pública realizada no dia 9 de agosto, que lotou a Câmara de Vereadores, mostrando a força da organização cachoeirense quando se trata da busca por avanços na educação.


A caminhada de hoje mostrou, novamente, a grande mobilização de escolas, associações, grupos e do poder público. Após a concentração na Rotatória, a caminhada percorreu as Ruas Júlio de Castilhos, Saldanha Marinho, Andrade Neves e 7 de Setembro, até a Praça Honorato. Durante toda a caminhada, pessoas que estavam nas casas e no comércio acenavam apoiando a luta de Cachoeira pelo IFFar. No carro som que puxou a mobilização, integrantes do Comitê reforçaram a importância da cidade ter um campi do Instituto, fato que fortalecerá Cachoeira como um polo de educação regional.


O Município aguarda para outubro a divulgação do edital com os pré-requisitos para ser sede de um campi e já tem as contrapartidas para oferecer para a instituição se instalar imediatamente em Cachoeira do Sul.




Texto: Eloisa Uliana

Foto caminhadas: Rafael Rochembach

Demais fotos: Patricia Miranda


Comments


bottom of page