top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia conta com trilha aquática no Rio Jacuí



A Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul, através das Secretarias de Turismo, Esporte e Lazer, de Governo e Meio Ambiente, está dando continuidade à parceria para a implementação do Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. O objetivo dessa iniciativa é valorizar as águas do Rio Jacuí e promover o comércio e turismo local e regional.


O Caminho do Corredor Ecológico da Quarta Colônia é uma trilha de longo curso que segue os padrões estabelecidos pela Rede Brasileira de Trilhas, abrangendo três pilares fundamentais: conservação, recreação e saúde, e geração de emprego e renda. Além dos modais de caminhada e bicicleta, que estão sendo desenvolvidos nos municípios de Santa Maria, Itaara e Ivorá, o Caminho também oferece o modal aquático, sendo a primeira trilha aquática do Rio Grande do Sul a ser incorporada à Rede Brasileira de Trilhas.



O percurso da trilha aquática no Rio Jacuí tem como ponto de partida o Parque Estadual Quarta Colônia e segue pelo leito do rio, passando pelos municípios de Nova Palma, Dona Francisca, Agudo, Paraíso do Sul, Restinga Seca, até chegar em Cachoeira do Sul, que é o limite territorial do Corredor Ecológico da Quarta Colônia. Nessa iniciativa, contamos com a parceria do Parque Estadual da Quarta Colônia, da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SEMA, da Fundação Estadual de Proteção Ambiental - FEPAM, do Grupo Bandeirantes da Serra e da Associação Santamariense de Esportes Náuticos - ASENA.

Ao longo da trilha, serão estabelecidas parcerias com a comunidade local para prestar apoio aos visitantes, oferecendo serviços como alimentação, hospedagem e pontos de apoio/socorro. Essa colaboração tem como objetivo incentivar o turismo de aventura e conservação no Rio Jacuí.


Nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho, os trechos 03 e 04 da trilha serão percorridos e sinalizados, tornando-se mais um atrativo turístico disponível para os municípios envolvidos. As inscrições para participar estão abertas e podem ser feitas por meio do link https://forms.gle/zRedYTQLgYkCSVm1A.

Os demais trechos seguirão com a implementação e novos eventos de navegação serão realizados.

Para obter mais informações sobre a proposta e o evento, entre em contato através do e-mail contatocaminhoquartacolonia@gmail.com.


PROGRAMAÇÃO


DIA 30/06 - sexta-feira

15h Chegada no Balneário Cerro Chato para preparação dos equipamentos

19h Reunião de abertura no Restaurante Schüller em Agudo, seguida de jantar por adesão


DIA 01/07 - sábado

Trecho 03: Bal. Cerro Chato-Camping Pau-a-Pique

8h 30min Embarque no rio Jacuí

12h Almoço no Porto Alves em Agudo

17h Desembarque em Paraíso do Sul

18h Roda de conversa sobre a atividade do dia

19h Jantar por adesão no Camping Pau-a-Pique

DIA 02/07 - domingo

Trecho 04: Camping Pau a Pique - Vila Pertile

8h 30min Embarque no rio Jacuí

12h Desembarque na Vila Pertile em Cachoeira do Sul

13h Almoço por adesão no Camping Pau-a-Pique

14h Plantio de mudas nativas nas margens do rio Jacuí no Camping Pau-a-Pique

ITENS NECESSÁRIOS DOS PARTICIPANTES

  • Caiaque / Barco

  • Colete salva-vidas*

  • Capacete Água e lanche


*Item obrigatório

**Todos os equipamentos, logística e alimentação são por conta do participante.

***Mais informações no formulário de inscrição.




Texto: Ascom Prefeitura Cachoeira

Commentaires


bottom of page