• Da Redação

Campanha mundial alerta para a importância da saúde dos rins


Foto: F24h


Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. Este ano a data será celebrada no dia 12 de março. 


Neste dia a equipe do Serviço de Nefrologia do Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul irá realizar atividades de conscientização  nos setores e com os pacientes e acompanhantes.


Serviço de Nefrologia do HCB


O Serviço de Nefrologia do HCB comemora no dia 15 de março, 14 anos de existência. Quando inaugurou em 2006, o serviço contava com uma equipe de nove pessoas. Mais de uma década depois são 28 profissionais cuidando da saúde e bem-estar de 120 pacientes de Cachoeira do Sul e da 8ª Região (Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Cerro Branco, Novo Cabrais, Estrela Velha e Lagoa Bonita), com funcionamento dividido em três turnos de segunda a sábado. 


No setor são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social, além de todo o serviço que o HCB oferece. 


Sobre a Doença Renal Crônica


A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.

Tchê Peq..png