• Lenon Quoos

Cempra de Cachoeira atende mais de 200 animais

A pandemia trouxe reflexos negativos também no mundo animal. Exemplo disso é a superlotação em que se encontra o canil do Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) em Cachoeira do Sul. Essa mudança se deve principalmente a impossibilidade da realização das feiras, em razão da pandemia ocasionada pelo novo coronavírus há sete meses. Com isso, a tarefa de achar um novo dono para os animais se tornou mais difícil, já que as feiras proporcionavam mais facilidade para a adoção. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, pelo menos dois cachorros são recolhidos diariamente pelos funcionários.


Atualmente, o Cempra atende mais de 200 animais abandonados em toda a cidade e interior. O crescimento significativo em contrapartida com a redução considerável de adoções preocupa o município. O coordenador do Cempra, Moisés Batista afirmou em entrevista ao jornal NT Sul da TV Cachoeira, que durante a pandemia o abandono e maus tratos tiveram um aumento bem maior do que anterior à pandemia. "Fazíamos uma feira de adoção mensal, onde eram doados dezenas de animais. Como agora não há a possibilidade, o número de adoções caiu drasticamente", ressalta.


Diariamente servidores da Secretaria do Meio Ambiente percorrem as ruas do município atrás de animais abandonados, encontrados principalmente nos bairros.

Punição

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei Sansão 1.095/19, que aumenta a punição para os crimes de maus-tratos contra cães e gatos, podendo resultar em uma pena de dois a cinco anos de prisão, além de multa e proibição da guarda. Com a nova medida, a Secretaria busca a parceria da Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) para aplicar a lei no município.


Toda ajuda é bem vinda

O trabalho voluntário é muito importante para ajudar na manutenção do Cempra, que desde o início da pandemia opera com número reduzido de funcionários. Os custos envolvendo a alimentação e o tratamento dos animais gira em torno de R$ 60 mil mensais. Uma boa notícia é que está em processo de revitalização e ampliação o canil localizado na Três Vendas. As obras devem ser concluídas até o final do ano.

Foto: Cempra

Fonte: Tv Cachoeira

1/1181