top of page
  • Lenon Quoos

Chuva soma mais de 150mm desde sexta em Cachoeira

Como se já não bastasse o grande volume e os danos causados, a chuva retornou na madrugada de sexta-feira, 10 de maio, em boa parte do Rio Grande do Sul, incluindo Cachoeira do Sul, na região central do Estado.


Até às 13h desse domingo chuvoso de Dia das Mães, foi contabilizado o volume de 150 milímetros no perímetro urbano do município, conforme aferição em um pluviômetro localizado na zona norte.


E a previsão estava certa quanto aos volumes, embora a população tivesse esperança e otimismo para que fosse errôneo, já que o cenário atual do Estado é o pior possível devido ao rastro de destruição deixado pelas fortes chuvas das últimas semanas, que está fazendo com que o Rio Grande do Sul enfrente a maior tragédia climática de sua história.


Com toda essa chuva, o risco de deslizamentos e a volta das cheias se torna ainda mais possível de ocorrer, o que deixa as pessoas em geral apreensivas. A previsão do tempo indica que a chuva deve prosseguir em todas essas regiões pelo menos até essa segunda-feira, 13 de maio.


Entre os dias 27 de abril e 2 de maio foi o período de maior volume registrado, totalizando quase 600mm de chuva em Cachoeira, com registros ainda maiores em outras regiões do Estado, e foi todo esse volume que causou essa enchente histórica que assola 90% do Estado.

Imagem: Reprodução.

Comments


bottom of page