top of page
  • Lenon Quoos

Cirurgias no castramóvel começam nesta segunda e meta é 100 castrações mensais

O médico veterinário Augusto Rocha de Oliveira, contratado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente através de processo seletivo para atuar no Castramóvel, inicia suas atividades na próxima segunda-feira. Augusto encerra nesta sexta-feira, 19, o curso de aperfeiçoamento feito na Clínica Veterinária A Toca, onde aprimorou suas técnicas de cirurgia antes de iniciar a nova missão.


De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, inicialmente serão castrados apenas animais machos (cães e gatos) com meta de 2 a 3 por dias nas primeiras semanas. Com o tempo, a meta é chegar a 100 castrações mensais, atingindo um total de 1.200 por ano.

Como no processo seletivo o cargo de auxiliar de veterinário não foi preenchido, essa tarefa será desempenhada por um servidor da Secretaria de Meio Ambiente. O médico veterinário Pedro Schlabitiz, coordenador do Cempra, acompanhará as primeiras semanas de cirurgia.


Os primeiros cães e gatos a serem castrados são os que estão abrigados no Cempra e os do Bairro Cristo Rei e imediações que já estão cadastrados. Os proprietários serão contatados para agendar a data e horário da cirurgia.


O Castramóvel é uma conquista da suplente vereadora Adriana Palladino (MDB), defensora atuante da Causa Animal em Cachoeira do Sul, com apoio do agora vice-governador Gabriel Souza, que garantiu R$ 100 mil para a compra da unidade móvel, viabilizado através de recurso extra orçamentário, na época em que era deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa.

Imagem: Ascom Prefeitura.

bottom of page