• Da Redação

Colheita da soja 2020/21 atinge 98% da área no RS

O Rio Grande do Sul já colheu 98% das lavouras de soja da safra 2020/21, em comparação com 94% na semana passada. O levantamento é da Gerência de Planejamento da Emater/RS-Ascar, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (Seapdr). “Em algumas regiões, produtores que já colheram realizam amostragem do solo para correção da acidez e planejamento da fertilidade para a próxima safra 2021/22”, diz a Emater/RS, em nota.


A colheita do milho atingiu 90% da área cultivada, em comparação com 86% sete dias atrás. Cerca de 10% das lavouras estão em maturação e 3% em enchimento de grãos. Com o fim da colheita do arroz, produtores gaúchos aproveitaram o tempo seco para preparar o próximo plantio. Já as lavouras de feijão segunda safra, na região de Ijuí, evoluem rapidamente para a maturação. O produto já colhido “apresenta boa qualidade, grãos cheios e bem formados, sem rugosidade”, comenta a Emater/RS. Em Erechim, a chuva foi ótima para a formação de grãos e maturação.

O plantio de trigo teve início na região de Ijuí, em “ritmo bastante lento”, observa a Emater/RS. O período indicado de semeadura na região começou dia 11 de maio. O preço elevado do produto e a disponibilidade de semente salva nas propriedades podem impulsionar a área de plantio acima do previsto inicialmente, avalia a instituição.

Foto: Divulgação

Tchê Peq..png