top of page
  • Lenon Quoos

Com 184,6 metros, cuca de Agudo é eleita a maior do Brasil

O município de Agudo alcançou um feito histórico nesse domingo, 23, ao montar uma cuca com 184,6 metros de comprimento, 1.654,19 quilos, 55 centímetros de largura e 4,5 centímetros de altura. Com essas dimensões, a cidade conquistou o título de maior cuca já produzida no país segundo o RankBrasil, uma versão brasileira do ranking de recordes mundiais Guinness.


Até então, o recorde pertencia à cidade catarinense de Blumenau. Lá foi produzida, em 2019, uma cuca de 46 centímetros de largura, 169 metros de comprimento e 1.312 quilos. Em 2022, a cidade bateu seu próprio recorde, com 172 metros de cuca. Luciano Cadari, diretor-fundador do RankBrasil, acompanhou o preparo do doce nos últimos dois dias e carimbou a vitória dos gaúchos.


A Cuca é um alimento tão apreciado em Agudo que é reconhecido como patrimônio histórico, por lei, no município. A vencedora equivale a cerca de 2 mil cucas tradicionais e foi exposta ao público na tarde desse domingo, no estacionamento do Super Lis, principal organizador do evento gastronômico, que contou com o apoio da prefeitura do município e faz parte das comemorações da 33ª Volksfest in Agudo. Além de alegrar o paladar, a iniciativa também tem o objetivo de promover a cultura, o turismo e a gastronomia tradicional do município.

Imagem: Reprodução.

bottom of page