top of page
  • Lenon Quoos

Com asfaltamento e sinalização concluída, David Barcelos será entregue nesta quinta-feira


O prefeito José Otávio Germano entrega oficialmente aos cachoeirenses nesta quinta-feira, 27, às 16h, a obra de capeamento asfáltico da Rua David Barcelos, no centro de Cachoeira do Sul. Somando 1,1 quilômetro de extensão, indo desde a esquina da Rua Otto Mernak até a Rua Bento Gonçalves, ela contou com um investimento de R$ 1.838.303,01 através do Programa Pavimenta RS, do Governo do Estado. O trabalho foi desenvolvido pela empresa AsfaltoSul, vencedora da concorrência pública.

A entrega será também momento de festa. A Secretária de Planejamento, Cláudia Scarparo, convidou a Centenária Banda de Música da Ajudância Geral Brigada Militar, de Porto Alegre, para se apresentar durante a solenidade. De acordo com o regente, 2° sargento Flávio Luis de Lima Gonçalves, a banda é composta por 22 músicos, todos eles servidores ativos da Brigada Militar, que trarão um repertório eclético para Cachoeira do Sul.

A solenidade acontecerá na esquina com a Rua Otto Mernak. Neste ponto, o lado direito da via será isolado pelo setor de trânsito para que o evento aconteça sem que o trânsito precise ser interrompido. Diversas autoridades estarão presentes e inclusive o Governador do Estado, Eduardo Leite, foi convidado, mas ainda não tinha confirmado a presença até a manhã desta quarta-feira.

Hora de comemorar

A entrega do capeamento asfáltico da David Barcelos é momento de festa para a comunidade e a gestão municipal. Iniciada em 3 de abril, a obra passou por diversas etapas até sua conclusão. A chuva forçou várias paradas no trabalho, principalmente durante a colocação do asfalto, que precisa sair da usina e chegar ainda quente na via. Com chuva, isso se tornava impossível e por isso foi preciso esperar pela volta dos dias de sol.

O curso de Engenharia em Transporte e Logística, da UFSM/Cachoeira, foi um parceiro importante para a obra, dando suporte para a escolha de uma sinalização moderna e segura para os motoristas e os pedestres.


Muitas etapas para garantir a durabilidade do asfalto

Além de visivelmente agregar qualidade e beleza à via de tráfego, o asfalto permite uma melhor resistência aos impactos exercidos pelos veículos e tem a funcionalidade de distribuir isso para as camadas inferiores do solo. A pavimentação realizada de forma adequada e com os preparos necessários, torna-se resistente e duradoura e isso garante a sua durabilidade por muitos anos.

É por isso que diversas etapas foram cumpridas antes da colocação do asfalto de fato na Rua David Barcelos. Além da correção das deformações da rua, foi finalizada a construção de duas caixas coletoras de água e instalação de tubos de concreto para condução da água da chuva, evitando inclusive problemas futuros em outras ruas como a 7 de Setembro, que fica em nível mais baixo que a David Barcelos.


Outra vantagem da pavimentação asfáltica para a infraestrutura urbana diz respeito aos motoristas que as utilizam. Ela melhora as condições de rolamento, o que traz segurança e comodidade para os veículos. Outra vantagem é que uma rua pavimentada permite uma conexão rápida e segura entre as vias que conectam o centro da cidade e bairros, o que vem ao encontro a uma das propostas de mobilidade urbana. Isso facilita a vida de quem usa qualquer meio de transporte e até mesmo para pedestres, pois junto com o capeamento há um conjunto de melhorias nas sinalizações.

Texto e fotos: Patricia Miranda.


Comments


bottom of page