top of page
  • Lenon Quoos

Com Rio Jacuí ainda subindo, Defesa Civil atua na remoção das famílias


A Defesa Civil de Cachoeira do Sul precisou remover na tarde desta quinta-feira, 19, um morador das proximidades do Rio Jacuí devido ao nível da água, que atingiu 21,95 metros na tarde de hoje. Pela manhã, os agentes começaram a avisar os moradores mais próximos das margens do rio sobre a situação.

De acordo com o superintendente da Defesa Civil, Edson das Neves Júnior, em decorrência das chuvas intensas que atingiram o Estado, o nível de rios, arroios e barragens voltou a subir. “A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil vem mantendo a comunicação entre as Barragens e o Município informando sobre a elevação do nível a montante de Cachoeira do Sul o que deve intensificar a elevação do nível do Rio Jacuí.

Diante deste cenário, as equipes de resposta, que são os agentes de Defesa Civil, percorreram a região ribeirinha para organização das famílias e estão prontas para remoções necessárias”, explica.


O morador retirado nesta tarde vive sozinho e foi para casa de familiares. Ele é considerado desalojado. Ainda estão desabrigados (permanecem no abrigo provisório junto ao Centro de Formação da Igreja Santo Antônio) um total de 7 famílias em um total de 20 pessoas. Estas famílias já estão no abrigo desde setembro.


- Boletim 19/10/23 – 17h30min

- Nível Operacional: 05 Alerta Máximo

- Rio Jacuí 21,95 m subindo 2,85 cm/h - Nível Alerta Máximo

- Barragem do Capané cota de 8m - Nível Alerta

- Barragem do Iruí - Nível Alerta

Em caso de emergência entrar em contato pelo fone/whatsapp (51) 995358310 Defesa Civil ou pelo 193 Corpo de Bombeiros.



Imagens: Ascom Prefeitura.

bottom of page