• Da Redação

Começa nesta segunda a vacinação contra a Gripe A



Cerca de 70 profissionais da Secretaria Municipal da Saúde tem a missão a partir desta segunda-feira, 23/03, de vacinar 42.647 pessoas dentro da 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza em Cachoeira do Sul. Os idosos com mais de 60 anos e os profissionais de saúde serão os primeiros a serem vacinados. São 2.868 profissionais de saúde e 14.246 idosos.


A vacinação contra a Influenza traz um novo desafio para as autoridades de saúde: vacinar idosos em um momento que se pede o isolamento social. A receita para tudo dar certo será o bom senso. Entre esta segunda-feira até 15 de abril, a vacinação é destinada apenas para estes dois públicos.


Será necessário que as pessoas respeitem as faixas etárias e público-alvo para cada período da campanha para não sobrecarregar o sistema e evitar a aglomeração de pessoas nos postos de saúde. “As doses virão aos poucos. Se todos forem aos postos mesmo tempo para se vacinarem não teremos vacina suficiente e nem estrutura para atender a todos”, frisa a enfermeira Andréa Santos, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.


Ela explica que os profissionais foram treinados para esta campanha e estão preparados para orientar a população quanto aos cuidados que precisam ter para prevenirem-se enquanto aguardam a imunização, evitando principalmente aglomerações.


Dois pontos extras de vacinação


Uma das estratégias utilizadas para diminuir o público nos postos de saúde é a colocação de dois pontos extras de vacinação. Um eles será na Igreja São José e outro no Ginásio Derlizão. Estes dois pontos ficarão abertos das 8h às 17h, sem fechar ao meio dia.


Entenda melhor


Qual o motivo de iniciar uma campanha de vacinação contra Influenza neste momento?


De acordo com o Ministério da Saúde, há dois motivos: facilitar e acelerar o diagnóstico da síndrome respiratória Covid-19, causada pelo novo coronavírus, descartando outros tipos de gripe caso o paciente esteja imunizado e evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado por este tipo de gripe.


Essa vacina imuniza contra o coronavírus?


Essa vacina contra a gripe não protege contra o coronavírus.


Contra que tipos de gripe ela protege?


Todos os anos o Ministério da Saúde, através da Anvisa, faz um estudo para ver quais foram os vírus que mais circularam, para então aplicar uma vacina que proteja contra estes tipos mais presentes. Neste ano a vacina trivalente protegerá contra a H1N1, H3N2 e Linhagem B/Victória.


O que você pode fazer para tomar a vacina da gripe com segurança:


Idealmente, mantenha distância de dois metros entre as pessoas da fila


Não cumprimente ninguém, inclusive os profissionais, com apertos de mão, beijos ou abraços


Evite ficar conversando com os outros na fila


Não toque nas paredes ou em outras superfícies


Reforce a etiqueta da higiene e não encoste as mãos no rosto


Busque sua vacina em horários alternativos


Um alerta: indivíduos com sintomas de uma infecção respiratória não devem buscar a vacina. Fique isolado até os sinais passarem para só então buscar sua dose.


Atenção


Equipes de vacinação extra muros imunizarão os idosos residentes em instituições de longa permanência e acamados. O agendamento pode ser feito pelos telefones 3724.6112 e 3723.1351


Calendário da campanha


- A partir de segunda-feira: Idosos com mais de 60 anos ou trabalhadores de saúde podem tomar a vacina;


- A partir de 16 de abril: É a vez dos professores, profissionais de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.


- A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 anosa 59 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com deficiência.



Foto: Divulgação




Tchê Peq..png