top of page
  • Lenon Quoos

Comunidade do Quinta da Boa Vista ganha seu consultório odontológico


Com a presença de moradores, dirigentes do bairro e autoridades foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira, 5 de maio, o consultório odontológico da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Quinta da Boa Vista. O serviço especializado, que já se encontra à disposição dos usuários do SUS, foi mais um passo rumo ao fortalecimento da saúde do bairro.


Em agosto passado, a Prefeitura Municipal conseguiu atender a uma antiga reivindicação da comunidade, que era concretizar o funcionamento em caráter integral daquela unidade que, desde a inauguração em abril de 2020, atendia a população apenas uma vez por semana. Operando a pleno desde então, o posto de saúde passou por adaptação do espaço e o aparelhamento completo do gabinete dentário, num compromisso firmado pelo prefeito José Otávio Germano perante à associação dos moradores do Quinta da Boa Vista.

No ato inaugural desta sexta-feira, a vice-prefeita Angela Schuh e o secretário municipal da saúde, Milton Kelling, foram os anfitriões dos moradores que fizeram questão de prestigiar a entrega da obra, oficialmente representados pela diretoria da associação do bairro, presididos pela líder comunitária Jurema Silveira Teixeira. “Estamos muito satisfeitos com mais este passo em prol da saúde e qualidade de vida da nossa região e, certamente, por estarmos sendo atendidos pelo governo municipal”, destacou a presidente Jurema em seu pronunciamento.


Em seus discursos, a vice-prefeita e o titular da SMS lembraram dos esforços do prefeito José Otávio Germano em garantir recursos à saúde e ao Hospital de Caridade e Beneficência, desde os tempos de deputado federal, e a prioridade que o segmento tem conquistado desde o princípio desta administração municipal. “Este é um governo que cuida das pessoas”, declarou a vice-prefeita. Em seu primeiro compromisso público como secretário da saúde, Milton Kelling destacou o respaldo que a pasta sempre teve do Executivo e agradeceu o empenho dos servidores em tornar o projeto odontológico uma realidade.


A UNIDADE

Atuarão no novo consultório um cirurgião dentista e uma auxiliar de saúde bucal da rede, num esquema de 40 horas semanais. As consultas odontológicas estarão disponíveis de segundas às sextas-feiras, mediante prévio agendamento. Além da saúde bucal, a ESF presta ainda consultas médicas e de enfermagem, acompanhamentos de pré-natal, puericultura saúde da mulher e planejamento familiar, curativos, administração de medicações, controle da glicemia, entre outros serviços. O posto de saúde conta com uma equipe de 10 servidores, sendo três agentes comunitários de saúde, um técnico de enfermagem, dois enfermeiros, um odontólogo, uma auxiliar de saúde bucal, um médico e um coordenador administrativo. A unidade contabiliza 4.151 usuários do SUS cadastrados.


ESF QUINTA DA BOA VISTA

Endereço:

Rua Manoel Pinto da Motta, 1208

Expediente:

Segundas às sextas-feiras

Horário: 7h às 12h e das 13h às 16h





Fonte Viviane Souza.

bottom of page