• Da Redação

Conab lança plataforma para calcular relação de troca entre produtos

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) lançou o Portal de Informações Agropecuárias. O local traz dados sobre a relação de troca entre produtos e insumos e tem como objetivo ser um auxiliar no gerenciamento da atividade. Esse indicador reflete o poder de compra dos produtores rurais, uma vez que mensura a capacidade de compra de um insumo com a receita apurada na venda do produto.


“A partir deste dashboard é possível aferir, em média, o quanto se deve vender de um produto agropecuário para se adquirir um insumo utilizado na atividade. Essa é uma das maneiras possíveis para se conseguir medir a sustentabilidade do produtor na atividade”, ressalta o gerente de custos de produção da Conab, Rodrigo Souza.



É possível consultar a relação de troca de algodão em pluma, arroz, feijão, milho, soja e trigo. Juntos esses produtos representam cerca de 98% da produção de grãos. Neste primeiro momento, o indicador contempla uma praça representativa de cada grão analisado. No entanto, novos produtos e praças podem ser adicionados. Com relação aos insumos, é possível encontrar o termo de troca entre produtos como fertilizantes, tratores e colheitadeiras.


Nos campos de busca é possível selecionar a cultura, em que Estado e município é produzida, o tipo de insumo usado e se tem os gráficos com as comparações. Também é possível encontrar informações sobre custos de produção, abastecimento, agricultura familiar, armazenagem e logística, mercado hortigranjeiro, preços mínimos, produção agrícola, análises de mercado, séries históricas, entre outras.


Acesse o portal neste link: https://portaldeinformacoes.conab.gov.br/custos-de-producao-relacao-de-troca.html


Fonte: Agrolink


Tchê Peq..png