top of page
  • Lenon Quoos

Conheça as novas tendências e se torne um cabeleireiro de sucesso

A área da beleza é um setor importante da economia brasileira, movimentando bilhões de reais anualmente. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), o setor de beleza e cuidados pessoais movimentou cerca de R$118 bilhões em 2020, representando cerca de 2,5% do PIB brasileiro.

O mercado da beleza: a profissão de cabeleireiro(a)

O mercado de beleza no Brasil é bastante diversificado, abrangendo diversos segmentos, desde a venda de produtos de beleza, até serviços de cabeleireiro, estética e cosmética. Diante disso, quem sonha ou deseja ingressar de vez na área com foco na profissão de cabeleireiro deve ter atenção com alguns aspectos.


De acordo com a cabeleireira, maquiadora e orientadora de Educação Profissional e docente da área da Beleza no Senac Cachoeira do Sul, Jéssica Braga, para investir no próprio negócio, o primeiro passo é ter um planejamento. É preciso buscar quem entenda de finanças, administração, e gestão para traçar um plano estruturado e só assim, começar a investir”, orienta.


Já o segundo passo é buscar trabalhar com produtos de qualidade para o próprio negócio. Ou seja, investir em boas marcas vai agregar e muito ao nome, e influencia diretamente no resultado do trabalho como um todo. “Além disso, é fundamental sempre buscar aperfeiçoamento, pois todos os anos as tendências mudam. Procure um diferencial, traga novidades, crie bagagem e conteúdo. Você precisa mostrar segurança ao seu cliente”, destaca Jéssica.


A cabeleireira profissional ressalta também que ser autônomo traz consigo muitas responsabilidades, mas também vantagens. “Você será o dono do seu trabalho. Você vai escolher a forma de conduzir seu negócio, seus horários, seus produtos e forma de atender os clientes. Mas não esqueça, seja responsável com suas atividades, pois o seu sucesso dependerá exclusivamente de você”, enfatiza.


Quanto à fidelização do cliente, Jéssica afirma que é preciso sempre procurar oferecer o melhor atendimento para que o cliente se sinta confortável no seu espaço de beleza. É preciso também ter um diferencial, estudar muito e se aperfeiçoar sempre. “Servir um cafezinho, uma massagem relaxante enquanto lava os cabelos, uma conversa agradável, tudo isso gera conexão. Além disso, um ambiente organizado também influencia na impressão que irá lhe causar. Faça o seu melhor sempre, sem diferenciar seus clientes, todos são importantes e merecem o máximo de você. Ele é a sua prioridade, não esqueça”, observa.

Tendências e eventos para ficar de olho

Segundo Jéssica, os cabelos de textura natural estão super em alta, os alisamentos estão sendo deixados um pouco de lado. Já as transições capilares estão sendo muito utilizadas. Os cachos naturais se tornaram símbolo de personalidade e estilo.

Entre os cortes, a cabeleireira destaca o Bob hair cut, que são adaptações do Chanel. As franjas curtain bangs também viraram febre, juntamente com os cortes de base reta. “O pixie cut também segue em alta para as mais corajosas. Já nas cores, as mechas contour em tons mel, avelã e baunilha bombam, pois tira a necessidade de sempre ter que retocar a raiz, além de deixar um aspecto muito mais natural e bonito”, exemplifica.


Além disso, os cortes e cores dos cabelos caminham lado a lado com o mundo fashion. Para isso, Jéssica aconselha ficar de olho em eventos como São Paulo Fashion Week e Hair Brasil. “São eventos que com certeza impactam nas referências de cortes, moda e beleza nos salões”, pontua.

Cabeleireiro Intensivo

Para quem deseja ingressar de vez na profissão, o Senac Cachoeira do Sul está com inscrições abertas para o curso de Cabeleireiro Intensivo. Com carga horária de 250 horas, tem a oportunidade de aprender sobre técnicas de higienização, tratamento e modelagem de cabelos, técnicas de cortes e penteados de cabelos, além de técnicas de mechas e coloração dos fios de cabelo.


Na formação do curso, os conhecimentos vão além do ensino de corte e coloração. A capacitação também aborda temas como visagismo aplicado a cortes de cabelos e penteados (estrutura da cabeça, geometria do rosto, cor de pele, formato dos olhos, boca, nariz e sobrancelhas), avaliação da estrutura capilar e do couro cabeludo, estrutura e características do cabelo para a realização de procedimentos químicos capilares, colorimetria, entre outros. As aulas iniciam nesta segunda-feira, dia 24 de abril, e serão realizadas nas segundas, quartas e sextas-feira, das 19h às 22h.


Para se inscrever, os interessados podem ligar para (51) 3722-3793, pelo Whatsapp (51) 99249-6017 ou presencialmente no Senac Cachoeira do Sul que está localizado na rua Júlio de Castilhos, 835 - Centro.

Fonte: Senac Cachoeira do Sul.


bottom of page