top of page
  • Foto do escritorDa Redação

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada até 17 de maio

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 17 de maio o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Essa etapa do processo seletivo do Fies começou no dia 28 março e se encerraria na terça-feira, 30 de abril.


Na noite de quarta-feira, 24 de abril , o MEC realizou mais uma convocação de estudantes que concorrem a vagas do Fies. Do dia 28 de março até agora, a pasta já promoveu cinco chamadas de candidatos em lista de espera do Fundo. A prorrogação atende à s solicitações dos estudantes que demandam oportunidades de ingressar na educação superior com um financiamento subsidiado pelo Governo Federal.


Edital nº 13 /2024, que amplia o prazo para a convocação por meio da lista de espera do Fies, foi publicado nesta sexta-feira (26/4), no Diário Oficial da União (DOU).


Convocação – O candidato é pré-selecionado na lista de espera quando a vaga que já havia sido destinada a outro candidato durante convocações anteriores volta para o sistema por não ter sido ocupada naquela ocasião. Dessa forma, essa mesma vaga é ofertada para o próximo estudante da lista de espera, de acordo com a ordem de classificação. A não ocupação da vaga ocorre quando o pré-selecionado não consegue concluir quaisquer das etapas que antecedem a assinatura do contrato ou até mesmo por não manter o interesse pela vaga.


Em 2024, o Fies oferece 112.168 vagas, sendo que , para o primeiro semestre , foram ofertadas 67.301. As vagas eventualmente não ocupadas nessa edição do primeiro semestre serão ofertadas, novamente, no processo seletivo do segundo semestre deste ano, cuja oferta prevista é de mais de 44 mil novas vagas.


Fies – o Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do MEC, instituído pela Lei n º 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo do Fies é conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições de educação superior privadas aderentes ao programa e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).



Por: Ministério da Educação (MEC)

Comments


bottom of page