• Da Redação

Cooperativas escolares arrecadam livros para crianças e jovens em Cachoeira do Sul

Na última terça-feira, 1º de dezembro, foi dada início a campanha Natal Solidário, que tem como objetivo arrecadar livros infantis e juvenis. A iniciativa é uma parceria com a Cooperativa Escolar Coopemar, e do Colégio Marista Roque. A presidente da CooperTotem, Laura Lírio Friederich ressaltou que, "O objetivo é doá-los para crianças e jovens que não têm condições de adquirir este material tão importante para sua formação".


Vale lembrar que mesmo em tempo de distanciamento social, em virtude da pandemia, a Cooperativa Escolar do Colégio Totem – CooperTotem, fundada em 2019, em Cachoeira do Sul, manteve as atividades de forma on-line, que continuaram a mobilizar os cooperados e a comunidade escolar.

A campanha acontecerá até o dia 18 de dezembro, uma sexta-feira . Os livros, em bom estado, devem ser entregues nos pontos de coleta: Colégio Totem; Colégio Marista Roque; e nas três agências do Sicredi - Avenida Brasil, David Barcelos e Saldanha Marinho.


As instituições de Cachoeira do Sul beneficiadas pela ação serão a Casa da Criança Sagrado Coração de Jesus e o Lar Transitório Bem Me Quer. Mais informações no Instagram @colegiototem.

Saiba mais sobre Cooperativas:

A assessora pedagógica da Coopere - Formação Cooperativa, Elisangela Oliveira Lopes, explica que as cooperativas escolares são espaços de aprendizagem, onde crianças e jovens se unem, voluntariamente, para fundar uma cooperativa. Desta forma, elas conhecem o modelo de negócios cooperativo, através da vivência dos valores e princípios do cooperativismo. “Nas cooperativas escolares, os estudantes são os protagonistas do aprendizado, que acontece com o envolvimento da comunidade escolar, onde todas as ações são oportunidades de aprendizado e os temas do currículo escolar estão presentes”, salienta.

Dentro de todo o processo, os estudantes desenvolvem habilidades de liderança, comunicação, pensamento lógico, organização, curiosidade, negociação e participação. A Sicredi Centro Leste RS incentiva a formação de cooperativas escolares em parceria com as escolas ou secretarias de educação, com objetivo de investir na área educacional, como forma de retornar aos associados e à comunidade toda a confiança depositada na instituição. Para a implantação do programa, ela oferece a assessoria pedagógica especializada na formação cooperativa.

Fonte: Four Comunicação.

Foto: Divulgação.

Tchê Peq..png