• Da Redação

Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul completa 70 anos

Através da lei Municipal nº 135, assinada no dia 30 de Junho de 1950 e publicada no dia 04 de Julho de 1950, o prefeito Frederico Gressler aprova as cláusulas do convênio a ser assinado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal sobre o serviço de extinção de incêndio.


O Corpo de Bombeiros de Cachoeira do Sul foi inaugurado em 19 de Agosto de 1950, localizado primeiramente na Travessa Ferminiano, ao lado do destacamento da Policia Militar e posterior em 08 de Agosto de 1956, fica determinado que o Quartel de Bombeiros fosse instalado na Rua Gabriel Leon nº 870 – Bairro Frota, ao lado do Almoxarifado da Prefeitura Municipal.


2ª Seção de Combate a Incêndio


Em 1994, com a presença do Comandante Geral da Brigada Militar Coronel João Vanderlan Rodrigues Vieira, também foi inaugurada a 2 ª Seção de Combate a Incêndio, situada na Rua Roberto Danzmann, nº 691 – Bairro: São José, nesta mesma época foi entregue uma viatura Ambulância dos Anjos da Guarda.


70 anos | Foto: Divulgação


Histórico


O primeiro comandante foi o Sub Tenente Cesar da Silva Melo, Prefeito Municipal da época era o Sr. Frederico Gressler, Governador do Estado do Rio Grade do Sul na época era do Exm° Sr. Walter Jobim, Presidente da República Federativa do Brasil na época era Vossa Excelência Eurico Gaspar Dutra, o efetivo inicial na época era de 12 Soldados e a primeira viatura foi um caminhão Auto Bomba Tanque com 3.000 litros de água.


Atualidade


Atualmente o 2 º Pelotão de Bombeiros de Cachoeira do Sul é comandado pelo 1º Tenente Jairo Machado de Oliveira e está subordinado a 1ª Companhia do 6º Batalhão de Bombeiros Militar com sede na cidade de Santa Cruz do Sul, e conta com efetivo de 44 Militares.


Igualmente conta em sua frota com dois caminhões Auto Bomba Tanque com capacidade total de oito mil litros d’água, conjunto de desencarcerador de última geração, bem como todo material para salvamento, duas embarcações e uma viatura de resgate para atendimento em suporte básico da vida.


Tenente Jairo Oliveira | Foto: Fatos 24h


Comprometimento


O 2 º Pelotão de Bombeiros Militar de Cachoeira do Sul no decorrer dos seus 70 anos de atividades ininterruptas na cidade, esta plenamente integrado e comprometido com a comunidade cachoeirense nas mais diversas ações de cunho institucional , bem como instruções, campanhas diversas e ações de defesa civil.


Saiba mais


O Pelotão de Bombeiros Militar de Cachoeira do Sul abrange três municípios de responsabilidade territorial, sendo Cachoeira do Sul com aproximados 86.688 habitantes, Novo Cabrais com aproximados 4.107 habitantes e Cerro Branco com aproximados 4.454 habitantes.


Foto: Divulgação




Tchê Peq..png